A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), instalou mais dois abrigos para corujas, e amplia para 25 o número de ninhos protegidos em Goiânia. O setor contemplado é o Residencial Aquários II, na Rua Pintado, quadra 8, Região Sudoeste da capital.

A Comurg destaca que tem crescido a procura para instalação de novas unidades em toda cidade. No caso do Residencial Aquários II, um morador já estava cuidando dos dois ninhos, e colocando água para os animais. Nesta etapa, também são contemplados os setores Alto da Glória, Santa Rita e os residenciais Alphaville, Flamingo e João Paulo.

Os abrigos são construídos na marcenaria da Comurg, com madeiras provenientes das podas de árvores nas vias públicas, e objetivam proteger os pássaros e ninhos contra atos de vandalismos, bem como do sol e chuva.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que essas corujas tiveram a rotina alterada por conta das construções urbanas, e que os abrigos servem, ainda, de proteção contra outros bichos.

“As corujas são animais carnívoros, e se alimentam de roedores, insetos e até cobras, o que proporciona equilíbrio à cadeia alimentar, mesmo nos grandes centros urbanos”, ressalta. “Proteger os animais é tarefa de todos os cidadãos, e compromisso da prefeitura”, completa.

A Comurg orienta que as pessoas evitem se aproximar das aves e seus filhotes. No caso de identificar um ‘buraco’ de coruja, a população pode solicitar abrigos pela Central de Atendimento da Comurg nos telefones (62) 3524-8555/ 3524-8500, e pelo WhatsApp (62) 9 8596-8555.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia