Prefeitura inicia aulas do curso de moda gratuito para mais de 100 mulheres
Última atualização em 20 janeiro 2022 às 15h52
Aulas serão inicialmente realizadas na sede da Secretaria da Mulher em parceria com o Senac com turmas de 20 mulheres em cada, seguindo os protocolos sanitários

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e em parceria com o Senac, dará início, nesta sexta-feira (21/1), às aulas do Projeto Linha Agulha e Vida, que vai capacitar mulheres na área de Moda para o mercado de trabalho.
As aulas iniciais serão ministradas na sede da Secretaria da Mulher e as turmas foram divididas para manter o distanciamento social diante da pandemia, sendo assim, serão seis turmas com 20 alunas, inicialmente. A primeira aula será sobre Empreendedorismo e terá duração de quatro horas. Ainda existem 120 vagas à disposição das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Podem se inscrever mulheres a partir de 16 anos de idade que atuem direta ou indiretamente com modelagem e costura ou que tenham interesse em trabalhar com moda ou áreas correlatas e se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
“A indústria têxtil e de confecção brasileira tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque industrial, a quinta maior indústria têxtil do mundo e a quarta maior em confecção. Goiânia caminha para ser o polo nacional da moda e queremos nossas mulheres prontas para ocupar seu espaço nesse mercado”, afirma a secretária da Mulher, Tatiana Lemos.
Na Região Metropolitana de Goiânia e nas cidades vizinhas, grande parte das confecções e empresários não possuem a devida qualificação profissional, além de desenvolverem as atividades de maneira informal e improvisada (quintais, barracões, galpões, etc.). Essa realidade que evidencia a falta de incentivos e investimentos financeiros, além da qualificação profissional de grande parte da mão de obra levou a Prefeitura ao investimento.
Quem participar do curso estará apto, ao seu final, a exercer a função de costureiro, buscando promover uma melhor atuação no mercado de trabalho, tendo em vista uma boa formação para a empregabilidade.
Conheça um pouco da grade curricular do Curso de Qualificação de Costureiro (240hs):
Qualificação em Auxiliar de Costureiro
Técnicas de modelagem
Corte e costura
Técnicas de costura e acabamentos
Oficina: Formação de custo e preço de venda
Customização de peças de vestuário – Moda Circular
Moda, mídias digitais e fotografia
Oficina: Técnicas de vitrinismo de moda
Oficina: Empreendedorismo de moda e oportunidades
Afif Sarhan, da editoria de Política para as Mulheres