Prefeitura inaugura PED-RPV na plataforma Processo Eletrônico Digital
Última atualização em 20 agosto 2021 às 10h32

Com o objetivo de desburocratizar os trabalhos e trazer economicidade à administração pública, a partir desta segunda-feira (16/8) a plataforma de Processo Eletrônico Digital (PED) – criada pela Prefeitura de Goiânia – inaugura o processo denominado Requisição de Pequeno Valor (RPV’s).
O projeto integra um dos pilares do Plano de Governo idealizado pelo prefeito Rogério Cruz, que é a modernização no âmbito do Poder Executivo Municipal. Com a automatização, as atividades que antes eram feitas por meio físico serão realizadas, a partir de agora, em formato 100% eletrônico.
O desenvolvimento do processo RPV envolveu esforços da Procuradoria-Geral do Município, do Escritório de Prioridades Estratégicas e da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, com vistas à concretização de uma visão sistêmica de organização, orientada ao melhor desempenho e à qualidade das atividades administrativas.
O programa proporcionará fluxo de trabalho mais bem estruturado, a partir da gestão por processos, o que gerará a redução considerável no prazo de tramitação de documentos e diminuição dos custos administrativos relacionados à impressão, demonstrando a viabilidade e importância de iniciativas que contribuam para a sustentabilidade no âmbito administrativo.
Segundo a subprocuradora-chefe da Procuradoria Judicial e coordenadora do projeto, Eliane Pires Araújo, “o objetivo não é apenas gerar dados, mas sim informações para uma atuação estratégica, pautada nos princípios da eficiência e da razoável duração do processo administrativo, e com exercício de atividades compatíveis com um modelo de administração pública digital e participativa”.
A procuradora-geral, Tatiana Accioly Fayad, afirmou que “a Procuradoria é um órgão que acompanha a modernidade e tem buscado se aperfeiçoar com ferramentas indispensáveis à sua atividade”. Segundo a titular da PGM, o PED-RPV representa o início da modernização dentro da Prefeitura de Goiânia. “Esse é o primeiro passo para, finalmente, transformar o papel em documento digital, promovendo menos burocracia, mais agilidade e fomentando a menor produção de impressão”, finalizou.
Atendimento
Inicialmente o sistema atenderá apenas as requisições direcionadas à Administração Direta, mas já está em fase de desenvolvimento o atendimento àquelas direcionadas às entidades da Administração Indireta que possuam personalidade jurídica de direito público.
A Controladoria-Geral do Município também será favorecida pelo procedimento, uma vez que é o órgão responsável por fazer a certificação dos pagamentos de RPV’s.
Amanda Marinacci, da Procuradoria-Geral do Município