A Prefeitura de Goiânia, por meio do Departamento de Obras da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inaugurou, nesta quarta-feira (29/12), no Jardim Goiás, Região Sul da capital, uma fonte de recurso hídrico proveniente de uma mina d’água natural existente no local.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o prefeito Rogério Cruz, a primeira dama Thelma Cruz, o vice-presidente da Comurg, Alisson Borges, o diretor do departamento de obras da Comurg, Edimar Ferreira da Silva, além de Alzírio Francisco Barbosa, diretor do departamento Operacional.A execução da obra durou cerca de 15 dias e se baseou na necessidade da população em buscar o reaproveitamento sustentável do curso d’água, existente há mais de 50 anos, e que desaguava no córrego Botafogo sem maiores utilidades.

A própria população canalizou a água da mina, há aproximadamente 20 anos, depositando-a numa espécie de caixa d’água ao lado da fonte, no subsolo do espaço onde brota a água. Hoje, revitalizada, além de proporcionar consumo, a mina tem destino direcionado passando por uma primeira fase de decantação, seguindo para uma segunda fase até chegar na rede pluvial.Além da fonte de água natural potável, existe ainda área de lazer, parque infantil, campo de futebol com iluminação e um espaço que, tradicionalmente, era usado pela população como varal para secagem de roupas na comunidade.

Para o prefeito Rogério Cruz, realizar o desejo antigo da população foi uma causa nobre por enfocar a sustentabilidade. “O primeiro olhar é o cuidado que nós temos com o meio ambiente. Era um sonho da população ter um melhor reaproveitamento desta fonte natural. A mina fica localizada num espaço privilegiado, ao lado do campo de futebol, do parquinho, da área de lazer. Coube a nós ampliar e melhorar a qualidade de vida por meio de um ambiente mais agradável, fundamentado na sustentabilidade em favor da comunidade. Com certeza virão novas benfeitorias”, afirmou.

Para Alisson Barbosa, vice-presidente da Comurg, a obra foi apenas o início  das melhorias: “No próximo ano, o campo de futebol receberá grama e ajustes nas traves, além da instalação de academia ao ar livre, tudo para que o espaço esteja à altura do que a população merece. É um presente de final de ano, reforçando o compromisso da atual gestão com a comunidade”, finalizou.

Rondinelli Dantas, da editoria de Urbanização.

Foto: Luciano Magalhães

Comurg

prefeitura de goiânia