A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), mantém na grade de programação a manutenção e limpeza permanente dos monumentos históricos. São bustos, estátuas, esculturas, letreiros e monumentos fixados em dezenas de praças e parques públicos que homenageiam personalidades, movimentos, histórias e santos.

O trabalho da Comurg, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), inclui ações estruturais, elétricas e paisagísticas, com o objetivo de manter a conservação e originalidade da arte. O presidente da Comurg, Alisson Borges, acrescenta que, embora os monumentos estejam expostos ao sol e à chuva, a causa de maior manutenção são ações de vandalismo e pichações. Em alguns casos, partes dos monumentos são arrancadas e levadas por vândalos.

No viaduto da BR-153 com Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, a Comurg revitalizou, recentemente, a imagem da Rainha da Paz. Na Praça da Bíblia, no Setor Leste Vila Nova, o símbolo da Bíblia passa por restauração.

Colaboradores da Comurg realizam limpeza na Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário

Esculturas
Na lista de marcos que estão recebendo cuidados, consta o Coreto da Praça Cívica, a Torre do Relógio da Avenida Goiás, o letreiro ‘Eu amo Goiânia’, na Praça do Sol, e a escultura ‘Amor de Mãe’, na Praça das Mães, ambos no Setor Oeste.

O trabalho também se estende às 26 esculturas distribuídas pela Praça Universitária, o monumento aos Mortos e Desaparecidos na Luta Contra a Ditadura Militar, no Setor Oeste, e ao símbolo do Bandeirante, situado entre as Avenidas Anhanguera e Goiás, no Centro. As Samaritanas, no canteiro da Avenida Nazareno Roriz, na Vila Aurora, e da Praça Professor Felicíssimo do Espírito Santo, na Rua 7, no Centro, também estão entre as contempladas.

O diretor de Obras e Urbanismo, Edmar Ferreira, explica que os monumentos fazem parte da história e desenvolvimento da cidade. Por isso, precisam de constante manutenção e, sobretudo, de zelo por parte da população. Para o presidente do órgão, Alisson Borges, o trabalho visa manter a cidade limpa, e cuidar dos cartões-postais com prioridade. “Os monumentos são memórias, e preservá-los é nosso dever e prioridade”, destaca.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia