Prefeitura discute política habitacional de Goiânia com objetivo de atualizar plano instituído em 2010
Última atualização em 28 janeiro 2023 às 12h10
Tema é debatido pelo conselho formado por representantes da administração municipal, entidades de classe, movimentos populares e instituições de ensino superior

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), realizou, na última quinta-feira (26/01), reunião com os novos integrantes do Conselho Municipal de Habitação (Comunh). Nomeados em 05 de janeiro pelo prefeito Rogério Cruz, os titulares terão mandato de dois anos à frente do órgão, que é responsável por debater pautas inerentes à política habitacional da capital.
Durante a reunião, os técnicos da Seplanh Goiânia apresentaram a nova proposta do Plano de Habitação de Goiânia (PlanhabGyn), que está em fase de construção pela administração municipal. A proposta busca atualizar o plano em vigor, instituído em 2010, e tem como foco principal nortear a política de habitação popular na capital para os próximos dez anos.
“Um dos principais eixos da atual gestão do município é a política habitacional, sobretudo voltada às famílias mais carentes da capital que ainda não possuem a casa própria. Em 2022 lançamos o Programa Moradia Goianiense, que tem por objetivo viabilizar a construção de 15 mil novas unidades habitacionais na capital até 2024”, afirmou o titular da Seplanh, Valfran Ribeiro.
Ele ressaltou que é por meio do Plano de Habitação que a gestão municipal vai levantar a real necessidade de Goiania. “Assim, vamos poder definir o passo a passo para beneficiarmos ainda mais famílias do município que necessitam de moradia”, destacou o secretário municipal de planejamento urbano e habitação.
Além de representantes dos órgãos municipais, o conselho é formado por representantes de entidade de classe, como os Conselhos Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) e de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), do movimento popular, como a Central de Movimentos Populares de Goiás e das Cooperativas Habitacionais, bem como da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e Caixa Econômica Federal.
Foto: Seplanh Goiânia
Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) – Prefeitura de Goiânia