A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já utilizou quase 938 toneladas de massa asfáltica na primeira fase do processo de recuperação do Eixo Anhanguera, em Goiânia. Até o momento, a Seinfra realizou obras no trecho que vai do terminal da Praça da Bíblia até a Marginal Botafogo. As frentes de serviço estão em campo desde 7 de junho deste ano.

No acordo entre prefeitura e a Metrobus, firmado em maio, ficou acertado que o município vai restaurar e cuidar da manutenção dos 28 quilômetros de pavimento do Eixo, nos dois sentidos. A primeira etapa segue até novembro deste ano, com serviços de fresagem e recapeamento entre os terminais Padre Pelágio (Jardim Fonte Nova) e Novo Mundo (Jardim Novo Mundo).

A segunda etapa acontecerá entre agosto de 2023 e julho de 2024, quando a Seinfra fará a reconstrução do pavimento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, conforme solução técnica determinada em decisão judicial.

A Seinfra realizará, de modo permanente, ações de manutenção rotineiras mediante solicitação da Metrobus, órgão responsável por monitorar o pavimento. Caberá à Metrobus indicar à Seinfra os locais exatos para intervenção emergencial, quando for necessária.

O ponto de partida foi o Terminal Praça da Bíblia. A frente de serviço seguiu em direção ao Terminal Praça A e, durante o primeiro mês, realizou o fresamento, técnica utilizada antes da aplicação da massa asfáltica de cinco centímetros de espessura. A Seinfra também construiu capa asfáltica e fez nivelamento do pavimento de duas estações: Universitária e Botafogo.

Diariamente, cerca de 17 profissionais trabalham nessa obra com o auxílio de máquinas fresadoras, mini escavadeiras, caminhão trucado, rolo de pneus, rolo compactador, motoniveladora, vibroacabadora, pá carregadeira, caminhão espargidor e caminhão-pipa.

“O trabalho tem sido satisfatório. A população já nota a diferença. Estamos avançando bem, dentro do nosso cronograma. Logo, os usuários do Eixo Anhanguera terão uma via completamente restaurada e sem imperfeições, o que proporciona mais conforto e tranquilidade para todos”, diz o titular da Seinfra, Everton Schmaltz.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia