Com o objetivo de fortalecer as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Goiânia promove a sanitização de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital. Ao todo, 369 unidades estão sendo beneficiadas com o trabalho de higienização. Nesta semana, as ações já foram realizadas em 35 instituições e nos próximos dias serão promovidas nos Cmeis Herdeiros do Futuro e Beija Flor II e na Escola Municipal Prof. Hilarindo Estevam De Souza.

Para promover os serviços de higienização, a Secretaria Municipal de Educação (SME) enviou recursos, de forma descentralizada, para as escolas e Cmeis específicos para a sanitização dos ambientes educacionais. Além de direcionar recursos, a gestão municipal orientou os diretores das unidades que os serviços sejam executados com produtos seguros à base de amônio e que sejam registrados no Ministério da Saúde.

Fotos: Secretaria Municipal de Educação

As sanitizações fazem parte dos rígidos protocolos de biossegurança que garantem o funcionamento das instituições educacionais no primeiro semestre de 2022. “Por cumprir integralmente e à risca as determinações das autoridades sanitárias, estamos investindo na higienização e na limpeza completa de todas as unidades de ensino de Goiânia. O objetivo desse trabalho é garantir a segurança de estudantes, suas famílias e servidores”, afirma o prefeito Rogério Cruz. 

Para o titular da SME Goiânia, Welington Bessa, a medida, que é realizada semanalmente, faz parte do conjunto de ações para garantir uma retomada segura e tranquila das atividades pedagógicas nas instituições de ensino. “Além da higienização, enviamos recursos para a aquisição de equipamentos de proteção individual para os servidores, disponibilizamos itens como álcool em gel para higienização das mãos, orientamos sobre o uso correto da máscara facial e reforçamos a importância da imunização de todos os integrantes da comunidade escolar”, afirma. 

Além disso, com o objetivo de reforçar a limpeza e higienização das unidades, a gestão trabalha na convocação de profissionais aprovados no último processo seletivo da Educação. A medida vai ampliar o número de trabalhadores nas unidades, garantindo a limpeza completa e a desinfecção permanente dos espaços e das superfícies utilizadas pelos estudantes e professores. 

Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Goiânia