A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), removeu quatro mil toneladas de entulhos clandestinos das vias públicas da Região Noroeste. Outras 25 toneladas de lixo foram retiradas de cinco córregos. O trabalho visa manter a cidade limpa, contribuindo para saúde pública.

O órgão também realizou a pintura de meio-fio em 308.720 metros lineares, enquanto 85.200 metros quadrados de mato foram roçados. Já a varrição alcançou mais de 20 milhões de metros lineares de sarjetas. Os córregos Botafogo, entre os setores Jardim Goiás, Sul e Norte Ferroviário, Cascavel na Vila Aurora, Capim Puba na Leste Oeste, Vaca Brava, no setor Bueno e Fundo, no Jardim Curitiba receberam, além da limpeza do leito, roçagem e capina nas margens.

A ação envolveu 30 servidores com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, melhorar o fluxo d’água, bem como reduzir o acúmulo de resíduos.

Para a remoção de entulhos, a Comurg destacou mais de 200 servidores que trabalham em ruas, avenidas, praças, canteiros, lotes baldios autuados e demais logradouros públicos.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, destaca que 60% dos resíduos recolhidos foram sobras de construção civil. Móveis, madeiras, pneus e embalagens descartáveis também compõem a lista. “Pedimos que as pessoas levem estes materiais até um ecoponto ou chamem o cata-treco para fazer o descarte correto”, explica.

A programação da semana incluiu a revitalização e manutenção em 16 praças da região Noroeste, atendendo 11 unidades no Jardim Curitiba I, II, III e IV, três no bairro Floresta, e duas na Vila Mutirão. Os espaços de lazer receberam troca ou substituição de lixeiras e bancos danificados, reparos nos equipamentos de ginástica e brinquedos, além de reforma em alambrados e manutenção nos canteiros.

Dentre os bairros contemplados, 14 fazem parte da Região Noroeste, que recebe, neste sábado (17/09) e domingo (18/09), a 6ª edição da Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida. Em conjunto com essa frente, a Companhia manteve em andamento outras atividades de limpeza como a poda de árvore, cata-treco e as coletas orgânica e seletiva.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comurg