A pedido do padre Marcos Rogério, da paróquia Nossa Senhora Assunção (na Vila Itatiaia), a Prefeitura de Goiânia restaurou a imagem da Rainha da Paz, que fica no viaduto da BR-153 com Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara. Além da pintura desgastada pelo tempo, a peça estava com tronco e um dos braços quebrados.

Ao longo de três dias, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mobilizou duas frentes de trabalho. Em uma delas, funcionários da serralheira soldaram as partes soltas e reforçaram a base, que estava corroída e ameaçava cair.

Em seguida, a peça recebeu os cuidados do artista plástico e jardineiro José Evangelista Moreira. “Inspirei-me em outras imagens que vi na internet, e deixei ela totalmente branca, como no projeto original da peça”, explica.

De acordo com o padre Marcos Rogério, a imagem foi colocada no viaduto por uma família simples, moradora do bairro há mais de 30 anos. “Eles eram muito devotos e, como prova de sua fé, encomendaram e instalaram pessoalmente a estátua no local”, lembra. Marcos Rogério ressalta que a comunidade tem respeito pela imagem, e que prova disso é que ela nunca sofreu atos de vandalismo.

“A restauração da Rainha da Paz vai contribuir para o resgate da fé das pessoas, sobretudo nesse momento em que a gente está vivendo”, diz. O padre afirma que o arcebispo de Goiânia pretende visitar o local para dar uma bênção à comunidade.

Fotos: Fernando Leite

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia