S Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza a retirada de galhadas e 73 raízes dos canteiros da Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás, até o entardecer desta segunda-feira (26/09). 

Os galhos e tocos são provenientes de 67 jamelões, cinco sibipirunas e uma manguba, removidos ao longo dos três quilômetros de extensão da via, no sábado (24/09) e domingo (25/09), em ação conjunta com Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Também inclui a galhada de 16 jamelões, três sibipirunas e dois ipês que foram podados. 

A retirada dos jamelões foi necessária devido ao óleo dos frutos que, aliado a água das chuvas, deixa as pistas escorregadias, ocasionando acidentes com carros e motos. Já as demais unidades estavam com suas estruturas comprometidas, segundo laudo técnico da Amma.

Essa foi a segunda ação de retirada de árvores da via em 30 dias. No total, foram 94 unidades retiradas e 21 podadas. O presidente da Comurg, Alisson Borges, explicou que a remoção dos exemplares foi possível porque as outras espécies adequadas para o paisagismo urbano, plantadas em anos anteriores, alcançaram a fase adulta. 

Ação não compromete o tráfego de veículos na via e envolve colaboradores da Comurg com um trator destocador, uma pá mecânica e quatro caminhões. A medida vai garantir melhorias na mobilidade e segurança aos condutores.

Para reduzir o impacto ambiental outras mudas serão plantadas nos canteiros. “Como forma de compensar o impacto ambiental, a prefeitura vai inserir mais mudas com tamanho estimado de dois metros, como ipês, resedá gigante e jacarandá mimoso”, explica Alisson Borges.  

Todo material é levado para o aterro sanitário de Goiânia. Os troncos são reaproveitados na marcenaria para confecção de mobílias como bancos, mesas, cadeiras e pergolados. Já os galhos finos são triturados e aproveitados na compostagem. 

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia