A Prefeitura de Goiânia intensifica ações educativas e corretivas para inibir o descarte clandestino de resíduos nas vias públicas. Os bairros Jardim América, Parque Amazônia, Vila Maria Luiza, Vila Morais, Leste Universitário, Campinas, Novo Mundo, Cachoeira Dourada, Sul, Vila Morais, Santa Tereza e Setor dos Funcionários estão no cronograma de trabalho da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), nesta semana.

Orientações sobre a maneira correta para o acondicionamento do lixo, descarte nos horários e locais apropriados, bem como o funcionamento dos ecopontos e do Cata-treco, são repassadas à população. Essa ação funciona como complemento aos servidores que fazem a remoção de lixo, entulhos e galhadas clandestinos nas vias.

Por dia, as equipes chegam a fazer 70 notificações administrativas, enquanto outros servidores removem cerca de 1,5 tonelada de resíduos descartados de forma irregular. Segundo levantamento do órgão, 80% das notificações encaminhadas aos moradores e comerciantes são atendidas. As demais, são encaminhadas para a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

De acordo com o presidente da Comurg, Alisson Borges, a prefeitura controla os pontos com maior acúmulo de resíduos e descarte irregular, porém, espera reduzir esses locais com mais conscientização e colaboração da população. Na lista das irregularidades, os agentes encontraram descarte de eletrônicos, resíduos de construção civil, móveis e pneus. “O trabalho conjunto das equipes de limpeza e de orientação minimizam os problemas causados pelo descarte irregular na cidade”, afirma o gestor.

Expediente diário
A programação de atividades de limpeza pública na cidade inclui a varrição das sarjetas de 30 bairros, e rastelação e roçagem de outros 15 setores. Já a remoção de entulhos segue no Bairro Floresta, Sudoeste, Guanabara, Lucy Pinheiro, Conjunto Vera Cruz, Tupinambás dos Reis, Residencial Belo Horizonte, Vila Pedrosos, Jardim Guanabara, Cidade Jardim, Beatriz Nascimento, Residencial Bueno Vista, Rodoviário, Jardim Petrópolis e Jardim Cerrado.

Os trabalhos de pintura de meio-fio, limpeza de mananciais, manutenção e construção de praças também avançam nos bairros atendidos durante a semana. Equipes ainda estruturam novos espaços de lazer nos setores Lírios dos Campos, Serra Azul, Recanto das Minas Gerais, Solange Park, Residencial Português e Park Lozandes.

A Comurg coloca à disposição da população os canais de comunicação para informar pontos com grande acúmulo de resíduos, e também para o registro de denúncias. Telefone (62) 3524-8555, aplicativo Prefeitura 24h, ou WhatsApp (62) 98596-8555.

Ecopontos
Os Ecopontos são locais que servem para destinação de resíduos e entulhos. Em Goiânia, são cinco unidades em diferentes pontos da cidade:

  • Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
  • Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
  • Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
  • Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados
  • Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia