A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realiza a recuperação de erosão e a construção de rede de drenagem na Rua Tarine Menezes da Silva, no Setor Santa Rita 7. O projeto contempla a construção de uma tubulação pluvial com diâmetro de 1.500 milímetros, que substituirá as manilhas atuais que possuem menor capacidade de escoamento.

No local, conforme projetado pela Seinfra, há ainda a construção de 08 bocas de lobo com ramais de 800 milímetros e dois poços de visita, que serão distribuídas ao longo da Rua Tarine Menezes da Silva. Para os trabalhos, serão necessárias 3 mil toneladas de pedra e 500 toneladas de brita para eliminar o processo erosivo causado pelas águas da chuva.

Ao todo, 10 servidores trabalham no local, com utilização de uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e cinco caminhões trucados para realização dos serviços. A previsão para conclusão das obras é para o próximo mês de abril.

O titular da Seinfra, Denes Pereira, explica que é uma rotina da pasta atuar em obras emergenciais. “Nossas equipes de monitoramento de erosão detectaram a necessidade dos trabalhos no local e a Seinfra, imediatamente, iniciou as obras. Trabalhamos, também, na contenção de erosões em outros bairros ”, explicou, ao lembrar que a Prefeitura de Goiânia, por meio do programa Goiânia Adiante vai investir R$ 67,8 milhões em obras de drenagem e pavimentação em diversos pontos da cidade.

A moradora Natalina Machado da Silva, de 68 anos, comemora ao ver as máquinas em ação. “Moro aqui há 13 anos e sempre sofremos com o medo de sermos engolidos pela erosão que não parava de crescer. Hoje, eu me emociono ao saber que a prefeitura atende o nosso pedido. É uma sensação de alívio, de felicidade. Se não fosse uma ação rápida da prefeitura tudo estaria acabado. Antes eu chorava de tristeza, hoje, choro de alegria por ver as máquinas aqui. Louvo a Deus porque podemos dormir tranquilos”, comemorou.

Fotos: Dias Neto

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia