A Prefeitura de Goiânia preparou uma lista com sete árvores apropriadas para plantio em calçadas, de modo a auxiliar os moradores que desejem solicitar mudas. A indicação dos técnicos da Gerência de Arborização Urbana da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) leva em conta fatores naturais e a urbanização, e contempla espécies com características como não quebrar a calçada, raízes profundas e tamanho, dentre outros.

As espécies estão disponíveis no WhatsApp do Disque-Árvore: (62) 99639-7495. “Levamos em consideração a largura da calçada, fiação elétrica e encanação, tudo para evitar que o morador tenha problemas futuros, e garantir o melhor espaço para desenvolvimento da árvore”, destaca o presidente da Amma, Luan Alves.

Veja quais são as espécies mais indicadas:

Acácia-Imperial
Possui crescimento rápido, que atinge até 5 metros de altura e 4 metros de diâmetro de copa arredondada. Gosta de sol, exige pouca água e solo rico em matéria orgânica. Não apresenta raízes agressivas.

Acácia-Imperial

Estremosa ou Resedá
Arbusto rústico e de fácil manutenção. A florada, nas cores branca ou rosa, se mantém intensa por toda a primavera. Não possui raízes agressivas e pode atingir de 6 a 8 metros de altura. Possui folhas resistentes à poluição, que caem uma vez por ano.

Estremosa ou Resedá

Pata de Vaca
Árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio, belas flores e folhagens. Suas raízes são profundas e não estouram as calçadas.

Pata de Vaca

Escova de Garrafa
Apresenta porte arbustivo ou de arvoreta, de 3 a 7 metros de altura. Resistente à seca, suas folhas são pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas. Nas inflorescências, apresenta um cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas.

Escova de Garrafa

Jasmim Manga
Possui caules grossos e lisos, e pode chegar a 8 metros. Suas flores formam grandes inflorescências terminais e têm coloração rosa ou vermelha, com variantes brancas e amareladas. Floresce durante o verão e o outono. Ideal para calçadas, praças e parques.

Jasmim Manga

Ipê-Tabaco
Os ipês são árvores de grande porte, não devem ser plantados onde possui fiação. Suas raízes profundas não danificam as calçadas e exigem poucos cuidados. Muito comum em Goiânia, são usadas como árvores decorativas devido à sua florescência colorida e anual.

Ipê

Jacarandá Mimoso
Não deve ser plantada onde há fiação elétrica. É ideal para arborização de ruas, praças e avenidas. Possui floração exuberante. Sua altura vai de 8 a 15 metros. As raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas.

Jacarandá Mimoso

Fotos: Amma Goiânia/ Reprodução