Em 18 meses da gestão do prefeito Rogério Cruz, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolheu mais de 605 mil toneladas de lixo em coleta domiciliar.

A coleta domiciliar é feita de porta a porta, de segunda-feira a domingo, inclusive em feriado, e abrange 133 circuitos que atendem a todos os bairros de Goiânia. O serviço é iniciado em um dos 47 Pontos de Apoio (PA) espalhados pela cidade. Todos os bairros da capital são atendidos.

O cronograma de trabalho elaborado pela Comurg prevê funcionamento diário dos serviços de coleta, de segunda-feira a sábado, em horários que variam das 07h às 16h, e das 19h às 4h.

Por dia, a Comurg recolhe, em média, 1,2 mil toneladas de resíduos domiciliares. Para facilitar a organização pelos moradores, a prefeitura disponibiliza em seu site (goiania.go.gov.br) os dias e horários em que os caminhões compactadores passam em cada bairro.

A coleta domiciliar recolhe apenas resíduos orgânicos. Entulhos, galhos de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus devem ser levados até um dos quatro ecopontos da prefeitura, instalados em diferentes locais.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, lembra que, além da coleta domiciliar, realizada diretamente nas residências, a Companhia disponibiliza à população os ecopontos. “São unidades para descartes de resíduos de construção civil, poda de árvores, móveis, recicláveis e eletroeletrônicos”, explica.

Funcionamento e locais
Os ecopontos Guanabara, Faiçalville, Campos Dourados e São José são administrados pela Comurg, e funcionam todos os dias, das 07h às 22h, com exceção do São José, que funciona até as 19h.
-Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.
-Ecoponto Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
-Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.
-Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.

Destinação dos resíduos
-Entulhos da construção civil são encaminhados ao Aterro Sanitário de Goiânia, para disposição final.
-Galhadas e podas de árvores são utilizadas para compostagem ou levadas para o Aterro Sanitário de Goiânia, conforme demanda.
-Resíduos recicláveis são encaminhados às 13 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva.
-Pneus são levados para os pontos de coleta de pneumáticos, gerenciados pela empresa Reverso Reciclagem e Comércio de Pneu e, posteriormente, coprocessados, conforme logística reversa já estabelecida.
-Óleo de cozinha usado é encaminhado às 13 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva, e também ao Programa Olho no Óleo, operacionalizado pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A – Saneago.

O descarte de móveis e outros objetos reutilizáveis pode ser feito por meio do Cata-treco. Moradores podem solicitar o agendamento e recolhimento por meio do telefone 62 35248555, WhatsApp 98596-8555, ou aplicativo Prefeitura 24h.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comurg

prefeitura de goiânia