Prefeitura de Goiânia recolhe mais de 605 mil toneladas de resíduos domiciliares, em 18 meses da gestão Rogério Cruz
Última atualização em 21 junho 2022 às 11h15
Equipes da Comurg fazem coleta diária de porta a porta, em todos os bairros da capital, de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados, em 133 circuitos definidos pela Companhia. Entulhos, galhos de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus devem ser levados até um dos quatro ecopontos existentes na cidade

Em 18 meses da gestão do prefeito Rogério Cruz, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolheu mais de 605 mil toneladas de lixo em coleta domiciliar.
A coleta domiciliar é feita de porta a porta, de segunda-feira a domingo, inclusive em feriado, e abrange 133 circuitos que atendem a todos os bairros de Goiânia. O serviço é iniciado em um dos 47 Pontos de Apoio (PA) espalhados pela cidade. Todos os bairros da capital são atendidos.
O cronograma de trabalho elaborado pela Comurg prevê funcionamento diário dos serviços de coleta, de segunda-feira a sábado, em horários que variam das 07h às 16h, e das 19h às 4h.
Por dia, a Comurg recolhe, em média, 1,2 mil toneladas de resíduos domiciliares. Para facilitar a organização pelos moradores, a prefeitura disponibiliza em seu site (goiania.go.gov.br) os dias e horários em que os caminhões compactadores passam em cada bairro.
A coleta domiciliar recolhe apenas resíduos orgânicos. Entulhos, galhos de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus devem ser levados até um dos quatro ecopontos da prefeitura, instalados em diferentes locais.
O presidente da Comurg, Alisson Borges, lembra que, além da coleta domiciliar, realizada diretamente nas residências, a Companhia disponibiliza à população os ecopontos. “São unidades para descartes de resíduos de construção civil, poda de árvores, móveis, recicláveis e eletroeletrônicos”, explica.
Funcionamento e locais
Os ecopontos Guanabara, Faiçalville, Campos Dourados e São José são administrados pela Comurg, e funcionam todos os dias, das 07h às 22h, com exceção do São José, que funciona até as 19h.
-Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.
-Ecoponto Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
-Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.
-Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.
Destinação dos resíduos
-Entulhos da construção civil são encaminhados ao Aterro Sanitário de Goiânia, para disposição final.
-Galhadas e podas de árvores são utilizadas para compostagem ou levadas para o Aterro Sanitário de Goiânia, conforme demanda.
-Resíduos recicláveis são encaminhados às 13 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva.
-Pneus são levados para os pontos de coleta de pneumáticos, gerenciados pela empresa Reverso Reciclagem e Comércio de Pneu e, posteriormente, coprocessados, conforme logística reversa já estabelecida.
-Óleo de cozinha usado é encaminhado às 13 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva, e também ao Programa Olho no Óleo, operacionalizado pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A – Saneago.
O descarte de móveis e outros objetos reutilizáveis pode ser feito por meio do Cata-treco. Moradores podem solicitar o agendamento e recolhimento por meio do telefone 62 35248555, WhatsApp 98596-8555, ou aplicativo Prefeitura 24h.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia