A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), segue, nesta quarta-feira (26/10), com a retirada das 120 árvores e 161 galhadas que caíram com as fortes chuvas de domingo (23/10) e segunda-feira (24/10).

Bairros da Região Leste como Conjunto Riviera, Aruanã e Jardim Califórnia foram os mais afetados com a ventania, registrando, respectivamente, 28, 13 e 17 árvores caídas. O Setor Morais registrou queda de cinco exemplares, e o Jardim Novo Mundo teve nove ocorrências. Ambos estão na lista dos setores mais atingidos.

A remoção das galhadas teve início no final da tarde deste domingo (23/10). Equipes plantonistas priorizaram a desobstrução das vias mais movimentadas e de locais que envolveram queda de árvores sobre carros ou casas. Nas ocorrências onde a árvore ou galho estavam em contato com a fiação elétrica, equipes acionaram a Enel para desligar a rede e garantir a segurança dos colaboradores.

A ocorrência da Avenida C, quadra E, Setor Morais, por exemplo, envolveu equipes da Enel e da Comurg para a retirada das galhadas de uma árvore de grande porte. O presidente da Companhia, Alisson Borges, destaca que a força-tarefa segue no decorrer do dia para remover os galhos e madeiras, e deixar a cidade ordenada.

O material recolhido é levado ao Aterro Sanitário de Goiânia, e os troncos são reaproveitados na marcenaria para confecção de mobiliários como bancos, mesas, cadeiras e pergolados. Os galhos finos são triturados e reaproveitados no processo da compostagem.

A Comurg esclarece que retira galhadas somente das áreas públicas. A solicitação pode ser feita via WhatsApp (62) 98596-8555, pela Central de Atendimento ao Cidadão (62) 3524-8555, ou aplicativo Prefeitura 24h.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia