A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), construiu, nos últimos 12 meses, 408 bancos e 44 mesas com madeira proveniente de árvores que caíram em vias públicas da capital. O mobiliário foi instalado em praças de diferentes regiões da cidade, ampliando os espaços de convivência para a população.

A produção de bancos e mesas com madeira reciclada é uma tarefa executada pela Gerência de Marcenaria da Comurg. As árvores caídas em ruas e avenidas, por fatores diversos, como ação da chuva, têm seus troncos cortados e transformados em pranchas. Depois, as pranchas são encaixadas, parafusadas e envernizadas, concluindo a instalação dos móveis.

“Também construímos mesas, cadeiras e portas para suprir necessidade de outras secretarias da administração municipal. Um trabalho 100% sustentável, que dá à madeira que iria para o lixo nova utilidade. Outra vantagem evidente é a economia de recursos dos cofres públicos”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

O diretor de Obras e Urbanismo da Companhia, Edimar Ferreira, destaca que os bancos e mesas são fundamentais para atrair a comunidade aos espaços de lazer e recreação. “Queremos oportunizar a todos ambientes agradáveis, confortáveis e funcionais. Por isso, realizamos manutenção regular desses móveis”, explica.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia