A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou, nos últimos 17 meses, a roçagem manual e mecanizada de 350 mil metros quadrados de áreas no município.

Deste total, 102 mil metros quadrados foram feitos de forma manual, e o restante de forma manual. O quantitativo inclui limpeza de lotes, leitos de córregos e áreas particulares.

A limpeza de córregos e mananciais é feita manualmente. Goiânia tem 85 cursos d’água que, periodicamente, passam por ações de roçagem. Dentre eles, os córregos Cascavel, em Campinas, Padre Bernardo, na Vila Aurora, Botafogo, no Setor Sul, Ribeirão Anicuns e Capim Puba, no Setor dos Funcionários. O serviço evita o crescimento exagerado da vegetação.

Na roçagem manual, os colaboradores retiram o lixo dos leitos e margens do córrego, e eliminam o mato alto. Na maioria das vezes, os entulhos recolhidos são compostos por objetos descartados de forma irregular pela população, como plásticos e pneus, que recebem destinação correta no aterro sanitário.

Na roçagem mecanizada, são utilizados tratores e microtratores para a retirada do mato alto em praças, canteiros, rotatórias e outras áreas públicas, além de áreas particulares, como lotes.

Segundo a presidente da Comurg, Alisson Borges, “as solicitações da comunidade nos canais de comunicação da prefeitura ajudam a definir o cronograma de atividades diárias da Comurg”.

Os serviços da Comurg podem ser solicitados pelo aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 ou teleatendimento (62) 3524-8555.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia