A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), intensificou, nos últimos 15 dias, os serviços de roçagem do mato alto em áreas públicas de 40 bairros. A medida, de caráter preventivo, é necessária para diminuir os transtornos causados pelo crescimento excessivo da vegetação neste período chuvoso.

A atividade contemplou praças, canteiros, terrenos e lotes baldios notificados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A intervenção também acontece nos leitos e margens de córregos.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, ressalta que nesta época do ano, o mato cresce mais rápido, o que exige intensificação dos serviços. “O corte do mato alto é uma das ações preventivas da prefeitura para reduzir inundações, entupimento de bueiros e proporcionar uma cidade mais limpa”, destaca.

A roçagem foi realizada de forma manual com foice, roçadeira costal e mecanizada, com trator e snapper. Os serviços consistem em cortar o mato pela raiz e inibir o crescimento. Em seguida, os colaboradores da Comurg fazem a rastelação e o recolhimento dos resíduos.

Nos setores Grajaú, Parque Oeste Industrial, Celina Park, Residencial Rio Verde, Residencial Rio Jordão, a Comurg utilizou o trator com roçadeira para retirar todo mato alto das áreas públicas. Já no leito do Córrego Botafogo foi necessário o uso da foice na ação. A roçagem com costal atende, por dia, cerca de 20 setores.

Prevenção
O presidente da Comurg, Alisson Borges, destaca que a roçagem contribui para a redução do descarte clandestino de entulhos. “Infelizmente, uma minoria da população aproveita o mato alto para fazer o descarte irregular de lixo e entulhos”, comenta. A prática, além de ser proibida, é prejudicial à saúde pública e polui a cidade. A Comurg está com frentes de serviços em toda a capital.

Confira alguns dos bairros beneficiados com roçagem:

Jardim América, Conjunto Vera Cruz, Tupinambá dos Reis, Jardim Petrópolis, Campos Dourados, Recanto das Minas Gerais, Água Branca, Jardim Eli Forte, Residencial Belo Horizonte, Rio Jordão, São Leopoldo, Goiânia 2, Chácara Retiro, Residencial Solar Bouganville, Residencial Village Atalaia, Avenida Itália, Center Ville, Campinas, Residencial Alice Barbosa, Residencial Itaipu, Residencial Rio Verde, Setor Bom Jesus, Residencial Orlando de Morais, Real Conquista, Santos Dumont, Jardim Curitiba I e Residencial Humaitá.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia