A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza, periodicamente, a recuperação de brinquedos dos parquinhos, aparelhos de ginástica e academias ao ar livre das praças da capital. Segundo análise das equipes de recuperação, mau uso e atos de vandalismo são as principais causas da depreciação dos equipamentos.

Cerca de 12 a 15 kits de brinquedos, presentes nos parquinhos, são restaurados por mês, sendo os que mais recebem reparos da Companhia. Os kits são compostos por escorregador, gangorra, balanço e uma escada de ferro horizontal, conhecida como passeio de macaco. Com isso, há uma média de 60 equipamentos reparados por mês.

O kit das academias ao ar livre, onde se encontram diversos simuladores de atividades físicas, passam, em média, por cinco reparos por mês. Cada conjunto é composto por simulador de caminhada individual, cavalgada individual, espaldar em estrutura metálica, esqui individual, pressão de pernas, remada sentada, rotação diagonal e surf com pressão de pernas. Os equipamentos de academia e ginástica passam por uma média de 50 reparos por mês.

A tratativa dos kits é realizada, na maioria das vezes, no local onde se encontram. Quando não há possibilidade de reparo imediato, são substituídos por novos, e os danificados são encaminhados para a sede da Comurg. Após o processo de reparação, são instalados novamente nas praças.

Os reparos, realizados pelos servidores da Comurg, são os mais diversos possíveis, como: solda de partes quebradas, pintura desgastada, reforço nas estruturas, substituição de peças, dentre outros.

Apesar da necessidade de reparos por mau uso, os itens dos kits são construídos com materiais de primeira linha para que tenham maior durabilidade, segurança e conforto para os usuários dos espaços. Alguns dos materiais utilizados são tubos de 2,5 a três polegadas, chapas 14 e 18, tinta especial mais resistente aos danos naturais como sol e chuva, dentre outros.

“Para muitas crianças, os brinquedos que são instalados nestes espaços são as únicas opções de lazer, por isso, devem ser cuidados e preservados. Vale ressaltar que vandalismo é um crime passível de punição”, alerta o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia