A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), dá continuidade à expansão dos trabalhos de limpeza e manutenção dos cemitérios municipais. Nesta quinta-feira (24/03), equipe com doze servidores foi direcionada para serviços no Cemitério Vale da Paz, na GO-020, saída para Bela Vista.

Ações consistem na roçagem, rastelação, poda, remoção de entulhos e pintura de meio fio. Objetivo é manter os espaços conservados, limpos e em condições para receber as pessoas que visitam os túmulos dos entes queridos. A previsão é de que as atividades no cemitério sejam concluídas em dez dias.

“Intuito é manter as áreas de visitação limpas e acessíveis, além de minimizar proliferação de insetos e vetores de doenças”, afirma o presidente em exercício da Comurg, Alisson Borges.

Segundo ele, devido ao crescimento rápido do mato nos últimos 90 dias, o órgão já promoveu duas frentes de serviços no local. A equipe operacional já realizou limpeza no Cemitério Parque e, nos próximos dias, servidores serão deslocados para os cemitérios Santana, no Setor dos Funcionários, e Jardim da Saudade, no Parque dos Buritis.

Alisson Borges destaca que “esses serviços fazem parte do cronograma mensal da Comurg, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), responsável pela administração das quatro unidades municipais”.

Alisson alerta, ainda, para os cuidados nesse período de surtos de dengue. “É importante lembrar às pessoas que vão ao cemitério sobre os cuidados nesse período crítico, como não levar plantas em recipientes que acumulem água. O melhor é optar por aqueles que têm areia para evitar formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti ”, diz.

Outro alerta diz respeito à importância de não jogar embalagens descartáveis fora das lixeiras, pois também podem servir como criadouros do mosquito. “Ainda que todos esses serviços de manutenção sejam realizados, pedimos a colaboração também dos visitantes, uma vez que a conservação dos túmulos e jazigos é de responsabilidade dos familiares”, ressalta Borges.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia