Prefeitura de Goiânia realiza limpeza do Córrego Botafogo, no Setor Sul, para evitar proliferação de doenças e acúmulo de resíduos descartados irregularmente
Última atualização em 04 maio 2022 às 13h00
Em 20 dias, servidores da Comurg limpam 300 mil metros quadrados de mananciais. Frentes de serviços minimizam riscos de alagamentos, melhoram fluidez das águas pluviais, previnem proliferação de insetos e vetores de doenças. “Cuidamos de toda a cidade. E, neste momento, nossa preocupação maior é eliminar criadouros do mosquito da dengue”, afirma prefeito Rogério Cruz

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), realiza roçagem das margens e limpeza do leito do Córrego Botafogo, no Setor Sul. Os serviços, realizados por 26 servidores da companhia, buscam prevenir alagamentos, melhorar o fluxo de águas e evitar proliferação de doenças causadas pelo acúmulo de resíduos.
Os trabalhos começaram pelo Setor Pedro Ludovico, e serão finalizados no Crimeia Leste. São realizadas roçagem do mato, poda de árvores, e retirada de galhadas e entulhos. Nos últimos 20 dias, equipes da Comurg limparam 300 mil metros quadrados de leito dos mananciais. Trechos urbanos dos córregos Cascavel, Taquaral, Anicuns, Água Branca e a lagoa do setor Jaó receberam as equipes.
Na quinta-feira (05/05) , as equipes serão direcionadas para o Córrego Capim Buba, no trecho da Avenida Independência, no Setor dos Funcionários. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirma que a limpeza de córrego contribui para redução do descarte clandestino de lixo nas imediações, e garante segurança e saúde pública aos moradores da região.
“Essas frentes de serviços minimizam os riscos de alagamentos, melhoram a fluidez das águas pluviais, além de prevenir a proliferação de insetos e vetores de doenças”, diz. “Cuidamos de toda a cidade. E, neste momento, nossa preocupação maior é eliminar criadouros do mosquito da dengue”, observa.
A limpeza nos mananciais está inclusa na programação diária dos servidores da Comurg. As ações de limpeza, roçagem e capina são classificadas como prioridade da Companhia. “Jogar entulhos em áreas ambientais é proibido, e o cidadão está sujeito a multas”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Ele ressalta que o órgão disponibiliza quatro ecopontos para o descarte correto de entulhos, recicláveis, óleo de cozinha e demais resíduos, além do serviço gratuito do Cata-Treco, por meio de agendamento.
Para solicitar o serviço e conferir os endereços, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 e teleatendimento (62) 3524-8555.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia