A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Ladainha Capoeira, realiza, na tarde deste sábado (10/12), a formação de 80 estudantes da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro no projeto Iniciar Capoeira. A ação tem a supervisão do Mestre Osmar, do Instituto Ladainha Capoeira, e organização do Instrutor Faíska.

O evento será realizado na própria escola, e contará com oficinas de capoeira, batizado e troca de cordas, além da presença de mestres, mestras, contramestres, professores e membros da capoeira de nome nacional e internacional. A solenidade será aberta para toda a comunidade escolar da região.

O projeto Iniciar Capoeira acontece em parceria com a gestão municipal, desde 2015, e tem como objetivo desenvolver e estimular nos alunos o interesse pela atividade esportiva e cultural, e manter viva parte da história, arte e cultura afro-brasileira, através da prática da Capoeira. Desde 2003, é obrigatório, no sistema educacional brasileiro, o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas.

Durante o ano letivo, os alunos tiveram aulas três vezes por semana, tanto práticas quanto teóricas, apresentando um trabalho que valoriza o povo preto que, há muito tempo, teve seu direito de liberdade escravizado, e que, através da capoeira, deu seus passos para a liberdade. A avaliação dos alunos se deu de forma permanente e interdisciplinar, integrando componentes curriculares de História, Educação Física, Geografia, Física, Artes Plásticas, Músicas, entre outros.

Serviço:
Assunto: Em parceria com a Prefeitura de Goiânia, projeto Iniciar Capoeira realiza formação de 80 alunos da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro
Dia: Sábado (10/12)
Horário: 14h30
Local: Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro – Jardim Novo Mundo

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia