A Prefeitura de Goiânia realizará, nesta sexta-feira (12/08), às 09h, blitz no novo Terminal Isidória para divulgar informações sobre a violência contra a mulher. A mobilização, que envolve a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), faz parte do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência contra a mulher e celebração dos 16 anos da Lei Maria da Penha.

As equipes distribuirão panfletos com informações sobre os tipos de violência mais comuns e os serviços que a prefeitura, Ministério Público e órgãos de segurança oferecem para dar suporte às vítimas.

O material gráfico explica a violência contra mulher em cinco categorias. É física se o sujeito empurra, chuta, amarra, bate ou violenta, por exemplo. É psicológica se há humilhação, insultos, isolamento, perseguição e ameaças. É moral quando existe calúnia, injúria ou difamação. Será sexual se houver pressão, se o agressor exigir condutas de que a vítima não gosta, se ele se negar a usar preservativo ou negar o direito de acesso a métodos contraceptivos. E será patrimonial e econômica quando o agressor controlar o dinheiro da mulher, não der permissão para certas compras, destruir objetos da vítima, não deixá-la trabalhar ou ocultar bens e propriedades dela.

Há pelo menos sete canais aptos a receber denúncias dessa natureza em Goiânia: 1) Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres; 2) promotoria das mulheres, no Ministério Público Estadual; 3) a 1ª Delegacia Especializada em Atendimentos à Mulher (Deam), localizada no Centro da cidade; 4) a 2ª Delegacia Especializada em Atendimentos à Mulher (Deam), situada no Jardim Curitiba II; 5) patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana; 6) Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; e 7) Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem).

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia