A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), publicou, nesta segunda-feira (1º/08), edital de chamada pública nº 002/2022, para credenciamento de artistas e trabalhadores da arte com interesse em contratação para eventos culturais.

O período de requerimento e inscrição das propostas tem início a partir desta quarta-feira (03/08), para todas as modalidades, manifestações e linguagens artísticas, e pode ser feito no link: https://www.goiania.go.gov.br/secult/credenciamento/, onde também está disponível o edital com todas as informações e as páginas de acesso.

O objetivo é legitimar, de forma democrática e igual para todos perante a lei, os parâmetros para contratação de prestadores de serviços que atenderão a programação dos eventos, projetos e atividades artísticas e culturais realizadas no Calendário Cultural, promovido pela Secult, bem como para atuação em apresentações em shows, espetáculos, exposições e concertos, além de ações de capacitação e qualificação em atividades culturais, produção cultural e curadoria.

O edital prevê o valor de mais de R$ 3 milhões, disponíveis para as ações culturais. De acordo com o prefeito Rogério Cruz, “a Prefeitura cumpre com as políticas públicas, no sentido de garantir a imparcialidade, e permitir a valorização do artista, pois a contratação se dará por ordem de inscrição entre os profissionais habilitados a integrar o Sistema de Credenciamento Artístico”. “Isso é democracia e transparecia na gestão pública”, afirma.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, enfatiza que será permitida a inscrição da proposta de artistas e profissionais de arte residentes e/ou domiciliados em Goiânia, seja pessoa física ou jurídica que já tenha feito o credenciamento.

“Estamos trabalhando para possibilitar contratações de prestadores de serviços de diversos profissionais, tendo em vista a vasta composição da programação dos eventos e as políticas culturais relacionadas à difusão, promoção e internacionalização da cultura. Assim, ampliamos a participação social da população, o que fortalece e valoriza os fazedores de Cultura da cidade, além de promover um processo de contratação com direitos iguais para todos”, pontua.

A inscrição poderá ser feita por evento, conforme interesse do inscrito, e o resultado do credenciamento deve ser divulgado 15 dias antes da realização do mesmo. Os profissionais contratados devem seguir as normativas de cada evento, que será público, e oferecido de forma gratuita à população, de acordo com a organização da Secult.

Foto: Secult

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia