O Parque Flamboyant, localizado no Jardim Goiás, será cenário, neste sábado (13/08), a partir das 09h, de evento que conscientiza a população sobre a importância do aleitamento materno. A Hora do Mamaço é mais uma ação promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em favor da amamentação, e faz parte da campanha Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno.

O evento, voltado para gestantes, puérperas, lactantes, pais e crianças, será coordenado pelo Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), em parceria com a Maternidade Nascer Cidadão (MNC), unidades que abrigam o Posto de Coleta e o Banco de leite Humano, respectivamente. A programação contempla, ainda, palestras, oficinas e uma roda de conversa sobre o aleitamento, ordenha, armazenamento e a importância de doar leite humano para salvar vidas de crianças que nascem prematuras.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, que estará presente no evento, destaca que o leite materno é um alimento completo para o bebê, por assegurar proteção imunológica e garantia nutricional. “Sem contar que o risco de adquirir doenças crônicas é menor quando o bebê não tem exposição precoce ao leite artificial”, alerta o secretário. “Convido gestantes, mães com seus bebês e familiares para participar conosco desse momento”, completa.

A coordenadora de Enfermagem do HDMI, Cristiane Vieira Manso, será uma das palestrantes do evento. Ela dará dicas sobre armazenamento de leite e doação para o Banco de Leite. “Será uma manhã muito especial, dedicada integralmente a esse momento tão importante que é a amamentação em espaço público, livre de qualquer tipo de preconceito”, ressalta.

Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor se deve ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Com tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, neste ano de 2022 o mês de agosto reforça a importância de a sociedade compreender os benefícios do aleitamento para incentivar a prática entre as mães.

Serviço:
Assunto: Prefeitura de Goiânia promove Hora do Mamaço
Data: 13 de agosto de 2022
Horário: A partir das 09h
Local: Parque Flamboyant, localizado entre a Avenida H e as ruas 12, 15 e 46, no Jardim Goiás

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia