As estruturas do Complexo Viário Jamel Cecílio e do Viaduto Iris Rezende Machado, inauguradas nos meses de maio e junho de 2022, têm cores e formas diferentes das usualmente vistas nas obras similares da capital. Ambas integram o projeto Arte Urbana, da Prefeitura de Goiânia, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que, ao ilustrar espaços públicos da cidade, promove artistas goianos por meio de grafite e pinturas diversas.

A iniciativa tem o objetivo de estampar estruturas físicas municipais como viadutos, pontes, corredores, praças e parques com obras de grafite e pinturas diversas. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 500 mil e, além das pinturas realizadas nos dois complexos, abrange a revitalização do Beco da Codorna, museu de arte urbana a céu aberto, no Centro de Goiânia.

De acordo com a Secult, o objetivo é que novos espaços recebam as pinturas, a partir de estudos das obras pela pasta, em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

O prefeito Rogério Cruz explica que o “projeto contribuirá artisticamente com a estética destas obras, e colocará a arte ao alcance dos olhos de quem passa pelos locais”. Ademais, “vai ao encontro da política de valorização da cultura local, da arte urbana e do acesso isonômico às oportunidades”.

Cruz lembra que a arte urbana está presente nas ruas e prédios de toda a cidade. “Goiânia é uma galeria de arte a céu aberto, pois, além de sermos o segundo conjunto arquitetônico em estilo Art Déco do mundo, temos pinturas expostas em prédios do Centro, Jardim Goiás, Setor Sul, então, por que não valorizá-las em nossas obras, parques e praças públicas?”, reflete.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, esclarece que os artistas interessados em participar do projeto podem se manifestar pelo Credenciamento de Artistas, lançado na última sexta-feira (10/06). “Basta que preencham o cadastro e indiquem sua área de atuação, além de incluir portfólio com as artes já produzidas, para conhecermos um pouco do trabalho que realizam”.

Valorização da arte

Na última sexta-feira (10/06), Rogério Cruz lançou o Credenciamento de Artistas, ambiente digital estruturado para cadastro e inscrição nos eventos do Calendário Cultural de Goiânia. Na prática, o credenciamento facilita o cadastro do artista, aprimora transparência nos processos de contratação e pagamento, e forma um banco de dados cultural.

No sábado (11/06), anunciou projeto para revitalizar o Beco da Codorna. O local vai receber nova iluminação, melhoria no asfalto e outros benefícios, em ação que faz parte do programa de revitalização da região central da capital. Durante a visita, o prefeito afirmou que a intenção é aplicar o conceito de morar, trabalhar e se divertir no Centro de Goiânia.

Segundo ele, “há belos painéis de arte urbana, feitos por artistas da nossa cidade, então, o objetivo é fazer com que a arte do Beco da Codorna seja conhecida em todo mundo”.

Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia