Prefeitura de Goiânia preserva espaço e memória da Praça Universitária, construída há 53 anos
Última atualização em 15 agosto 2022 às 07h25
Praça Honestino Monteiro Guimarães reúne 26 esculturas produzidas em diversas técnicas. “Trabalhamos para revigorar esses espaços de convivência cultural tão importantes para a cidade”, pontua prefeito Rogério Cruz. Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é responsável pela conservação, iluminação, paisagismo, calçadas e limpeza do local

A Prefeitura de Goiânia preserva o espaço e a memória da Praça Universitária, construída há 53 anos. Além da arte e aspectos naturais, o espaço abriga o Palácio da Cultura e a Biblioteca Marietta Telles Machado, cujas manutenções foram entregues em outubro do ano passado. O prefeito Rogério Cruz destaca a importância de se manter o símbolo histórico do município. “Trabalhamos para revigorar esses espaços de convivência cultural tão importantes para a cidade”, pontua.

“Goiânia se destaca como a cidade das praças e parques como áreas de conivência de qualidade”, afirma o prefeito. “A Praça Honestino Monteiro Guimarães, mais conhecida como Praça Universitária, se consolida como um museu a céu aberto”, ressalta.

Planejada em 1930 pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima, e construída em 1969, o espaço aglutina faculdades ao seu redor e, há décadas, é palco de grandes manifestações, congressos e shows, além de abrigar feiras livres e comércios.
A praça é Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás. Abriga 26 esculturas produzidas em diversas técnicas, como bronze, argila e concreto, além de intervenções urbanas, a exemplo de grafites.
As peças dispostas na Praça Universitária possuem formatos diferentes para representar animais, mulheres, seres mitológicos, objetos futurísticos e feições geométricas.

A arquitetura local soma-se ao paisagismo existente composto por árvores e canteiros ornamentais floridos cultivados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que também é responsável pela conservação, iluminação, paisagismo, calçadas e limpeza do espaço.
O local também é apreciado por moradores da região que utilizam as pistas de caminhada e áreas verdes para a prática de esportes. As lanchonetes, por sua vez, são frequentadas diariamente e, aos domingos, em virtude da feira livre.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia