A Prefeitura de Goiânia realizou o plantio de 1,3 milhão de mudas ornamentais em canteiros de ruas e praças, em 15 meses de gestão do prefeito Rogério Cruz. Ação faz parte do Projeto Flores, conceito de ajardinamento executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que utiliza plantas com cores intensas e resistentes ao clima seco nos espaços públicos. O projeto está na 13ª etapa, em 27 locais da cidade.

“Goiânia é capital verde. Há 15 meses, intensificamos plantio para tornar a cidade ainda mais arborizada e bela”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

O Projeto Flores é ação paisagística de ornamentação e ajardinamento urbano, que tem por objetivo promover colorido intenso e variado em pontos estratégicos de canteiros e praças do município. As espécies plantadas variam desde as mais resistentes ao clima quente e seco da capital, até aquelas que podem ser polinizadas, contribuindo para a preservação ambiental. A média é de 87 mil mudas plantadas mensalmente.

Entre as mudas utilizadas estão tagetinho, tagetão, zínia, verbena, sálvia, vinca, petúnia, pentas, cravinho, camará, linhaças, margaridas, mini-neve-da-montanha, pentas e euphorbias camarões. O cultivo é realizado nos quatro viveiros da Comurg: Viveiro Redenção, no setor Pedro Ludovico Teixeira; Viveiro Buritis, no Residencial Kátia; Viveiro Nova Esperança, no Aterro Sanitário e Viveiro Meia-Ponte, no Jardim Novo Mundo.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que as espécies são adequadas para o paisagismo local, e enfatiza que as flores “quebram a monotonia do ambiente urbano e resgatam o convívio social nas áreas públicas”. “Trabalhamos para que Goiânia esteja cada vez mais bela, ornamentada e entre as capitais mais agradáveis para se viver. Os números comprovam isso. Já são 1,3 milhão de mudas ornamentais plantadas, e vamos avançar muito mais”, destaca.

Locais que receberam o Projeto Flores:

• Praça Walter Santos
  • Praça Universitária