A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), orienta a população a preservar ipês plantados na Rua 94, Setor Sul. Plantio de espécies integra projeto de substituição de exemplares retirados, o Rearboriza Goiânia, que tem por objetivo rearborizar locais em que algumas espécies precisaram ser retiradas.

Na sexta-feira (21/10), as árvores já estavam apresentando as primeiras flores, após um longo período de cuidado por parte da Amma e de moradores. O plantio aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quando a Prefeitura também lançou o ‘Disque-Árvore’.

O projeto ‘Rearboriza Goiânia’, além de plantar árvores, objetiva conscientizar os moradores sobre a importância de que ajudem a cuidar do meio ambiente. “Todos são responsáveis pela manutenção da arborização no passeio público”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves, ao reforçar que o plantio foi realizado com a participação da população, com o objetivo de substituir árvores anteriormente arrancadas.

De acordo com a Amma, a substituição é natural, tendo em vista que em uma capital como Goiânia há presença de árvores antigas e nativas já em fase final de vida e, além disso, a urbanização crescente implicou em problemas como a quebra de asfalto e calçadas, ao ponto de, em alguns locais, ser necessária a substituição.

“Preservando o meio ambiente, com essas novas mudas, visamos garantir que, no futuro, Goiânia tenha um clima cada vez mais agradável para todos. E já estamos colhendo os frutos desse plantio com a florada dos Ipês”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

Disque-Árvore
Aproximando a população de ações ambientais e da rearborização da cidade, a Amma tem colocado em prática o projeto ‘Disque-Árvore’. Neste ano, o projeto atingiu a marca de 5.848 mudas plantadas em portas de casas dos moradores da capital, desde que foi lançado, em junho de 2021

Lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto tem garantido ações eficientes de preservação do meio ambiente e da arborização urbana. A solicitação pelo ‘Disque-Árvore’ é feita via WhatsApp (62) 99639-7495. O cidadão responderá formulário do Google, enviará dados pessoais e fotos da calçada. Os técnicos da Amma avaliarão as condições do local, e indicarão a melhor espécie que será plantada pelo órgão na calçada do morador.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia – Prefeitura de Goiânia