A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), acompanhou, neste sábado (30/04), colaboradores do Instituto Goiás Lixo Zero em orientação aos feirantes da feira livre do Setor Bueno, sobre o acondicionamento correto do lixo. A medida integra programação da Semana da Compostagem 2022.

Objetivo é conscientizar o feirante sobre a necessidade e importância de fazer toda limpeza da barraca, recolhimento e ensacamento do lixo, respectivamente separados entre orgânico, seletivo e rejeitos. Lixos orgânicos são encaminhados para a compostagem, e os recicláveis às cooperativas, de modo a preservar o meio ambiente e contribuir com a geração de renda. À Comurg, cabe a coleta dos rejeitos.

“Intuito é evitar que resíduos como caixas de madeiras, cascas de frutas, verduras, palhas, alimentos e outros itens sejam descartados de forma irregular nas imediações das feiras”, ressalta o embaixador do Instituto Lixo Zero Goiás (ILZ), Filemon Tiago, que é o coordenador da Semana da Compostagem em Goiânia.

Segundo ele, os resíduos coletados na feira neste sábado serão encaminhados para pesagem e triagem. No próximo sábado (08/05), será apresentado o diagnóstico desses materiais.

“Queremos despertar a atenção dos feirantes e da sociedade para a importância e o valor dos resíduos que são produzidos diariamente, bem como a necessidade de tratá-los de forma digna e sustentável”, frisa.

Em Goiânia, existem 122 feiras livres. Elas são responsáveis por 20% dos resíduos orgânicos coletados pela Comurg durante o mês. As feiras representam mais de 2.630 metros quadrados de áreas que são varridas e limpas regularmente, dentro da programação da Companhia.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, ressalta que essas iniciativas contribuem com a limpeza da cidade e qualidade de vida dos goianienses. “Após a realização das feiras livres na cidade, os dejetos são deixados nas calçadas, causam mau cheiro e poluem as imediações. Com a medida, os feirantes vão separar todo lixo, encaminhando o orgânico para a compostagem, o reciclável para as cooperativas, e os rejeitos a Comurg recolhe. A medida promove mais higienização e organização”, destaca.

A ação é organizada em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Projeto Conato, Guardiões do Meia Ponte, Goiânia Lixo Zero, e os Composteiros do Brasil.

Fotos: Luciano Magalhães/Comurg

Legenda
Prefeitura de Goiânia orienta feirantes sobre acondicionamento correto do lixo, durante programação da Semana da Compostagem 2022: objetivo é evitar que resíduos sejam descartados de forma irregular nas imediações das feiras

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia