A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza, neste sábado (15/10) e domingo (16/10), vacinação e testagem. No sábado, serão quatro pontos de vacinação, sendo dois móveis com uso das vans e dois fixos em unidades de saúde; já no domingo, serão dois pontos fixos.

Nas vans, no sábado (15/10), com horário das 08h às 16h, haverá doses contra Covid-19 e Influenza, somente para adultos.

No Ciams Urias Magalhães e no Centro Municipal de Vacinação (CMV), o atendimento é das 08h às 17h. No sábado, serão disponibilizadas vacinas contra Influenza, Covid-19 e todas que fazem parte da rotina, tanto para crianças quanto para adultos.

Já no domingo, serão somente vacinas de rotina. Tanto no sábado quanto no domingo haverá distribuição de 500 senhas em cada uma das unidades de saúde.

Para a testagem, serão disponibilizados dois locais, tanto no sábado quanto no domingo, sendo um por demanda espontânea no drive-thru e outro na modalidade tenda, que necessita de agendamento. O atendimento é das 08h às 16h, com disponibilidade de 1,5 mil testes por local de testagem.

“Sempre ofertamos vacinas e testagem ampliada nos finais de semana e feriados. Com essa medida, damos oportunidade às pessoas que trabalham durante a semana”, diz o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Quem pode se vacinar?

Covid-19
A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 03 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses:

-Para pessoas acima de 30 anos que tenham completado o esquema vacinal com o primeiro reforço, já está disponível nas salas de vacinas o segundo reforço (4°dose) das vacinas contra Covid-19.

-Os adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram a 1° e a 2 ° dose já podem fazer o primeiro reforço (3° dose) das vacinas contra Covid-19.

-Pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovante de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço.

-Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

Para quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Janssen:
-Quem tem de 18 a 29 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses)
-Quem tem 30 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses)
-O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes.

Influenza
A vacina contra Influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses. Para se imunizar, é preciso apresentar documento pessoal com foto, e comprovante de endereço. Para a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis precisam apresentar, obrigatoriamente, o cartão de vacinação e um documento.

Confira os locais de vacinação e testagem do final de semana:

Vacinação
Sábado (15/10)
Local: Parque dos Buritis (Vacinação adulto Covid-19 e Influenza)
Endereço: Avenida Itacaré, Quadra 07 Lote 21, Residencial Tempo Novo. Próximo à Drogaria A Farmacêutica.

Local: Acampamento Paulo Freire (Vacinação adulto Covid-19 e Influenza)
Endereço: Rua Acreúna, Quadra 10, Solar Ville

Local: Centro Municipal de Vacinação (CMV)
Endereço: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, Quadra 216-A, Lote 05, Setor Pedro Ludovico Teixeira