A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está com inscrições abertas para três formações voltadas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, são oferecidas 1.830 vagas para profissionais que atuam na sala de aula, coordenação e apoios técnico-professores.

Os cursos são organizados pela Diretoria Pedagógica, em parceria com a Gerência de Formação dos Profissionais da SME. As inscrições para o curso de “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA” se encerram na quinta-feira (09/03), e as formações do “Alfabetização em foco”, voltadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, vão até sexta-feira (10/03).

De acordo com o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, a realização dos cursos é uma ação que ajuda a desenvolver trabalho mais eficaz junto aos estudantes. “Formação aprimora o trabalho de cada profissional na unidade escolar”, ressalta o titular da SME.

Cursos
O curso “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA” é direcionado a pedagogos do 1º segmento e professores de Língua Portuguesa do 2º segmento. Tem carga horária de 60 horas, e será realizado de março a novembro, com um encontro presencial por mês e duas atividades não presenciais a cada módulo.

A formação “Culturas orais e do escrito: ampliando repertórios na Educação Infantil”, são para os professores regentes das turmas de 04 e 05 anos que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil, apoios técnico-professores e coordenadores. São 40 horas, em formato híbrido, presencial e não presencial, de março a junho.

A última formação com inscrições abertas “O Acompanhamento das Aprendizagens no Processo de Alfabetização” subsidiará o trabalho dos professores regentes das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, professores articuladores da alfabetização, professores coordenadores e apoios técnico-professores. São 60 horas, em formato híbrido, de março a novembro.

Todas as informações e os links para inscrição dos cursos estão disponíveis no site https://sme.goiania.go.gov.br/, na aba Formação.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia