Diante do anúncio de frente fria em todo o Brasil para esta semana, a Prefeitura de Goiânia movimenta força-tarefa para acolher a população em situação de rua na capital. As ações tiveram início ainda na noite desta terça-feira (17/05) com a acomodação inicial de pessoas no Mutirama, além da distribuição de cobertores no Cepal do Setor Sul e Casas de Acolhida.

Na operação, foram mobilizadas equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, e de Relações Institucionais, além da Agência Municipal de Turismo e Lazer. A Guarda Civil Metropolitana também compôs a força-tarefa, responsável pela segurança.

A Prefeitura ofereceu transporte, cobertores, agasalhos, e refeições aos que foram atendidos no local. As ações de acolhimento seguem nesta quarta-feira (18/05), quando as temperaturas mínimas devem chegar a 4º C na capital. Para a noite de hoje, o abrigo também será em área fechada do Parque Mutirama.

Em ação da Prefeitura que Cuida, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), haverá a distribuição de kits com cobertores, água, alimentação e pares de meia. Os kits serão entregues simultaneamente em três pontos da capital: Avenida Independência com Rua 44, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, e Setor Estrela D’alva.

A administração municipal entrega, ao lado da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, os benefícios na Rua 44 com a Avenida Independência, Centro, a partir das 19h.

Durante todo o processo, equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.

A ação também tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), que disponibiliza van e equipe para abordagem e transporte dos assistidos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), com distribuição de cobertores e preparo do café da manhã, além da Defesa Civil.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia