A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realiza a limpeza de bocas de lobo e de poços de visita em toda a capital. Somente em 2022, a pasta executou a limpeza de 18.155 bocas de lobo e 710 poços de visita, totalizando 18.865 dispositivos. Realizou, também, a desobstrução de mais de 55 mil metros de ramais ligados ao sistema de captação pluvial.

O serviço é feito manualmente, com auxílio de um caminhão hidrojato que dispara, quando necessário, jato de água em alta pressão para desobstruir galerias de águas pluviais entupidas com resíduos sólidos.

De acordo com o titular da Seinfra, Denes Pereira, a prefeitura recolheu 3.938 toneladas de resíduos das bocas de lobo, uma média de 328 toneladas por mês. Ele explica que grande parte do material que entope as bocas de lobo é fruto do descarte irregular de lixo por parte da população.

“Trabalhamos arduamente na limpeza das bocas de lobo. Diariamente, nossos servidores recolhem cerca de 10 toneladas de lixo na rede de drenagem da capital. Isso pode ser evitado com o descarte do lixo de forma responsável pelos cidadãos”, esclarece.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia