Após a confirmação do recebimento de uma nova remessa da vacina CoronaVac por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia público-alvo e começa a vacinar, nesta quinta-feira (21/07), todas as crianças de 03 e 04 anos contra Covid-19. Para esse público, estão disponíveis 72 salas de vacinas em todos os sete Distritos Sanitários de Saúde da cidade, com horário de funcionamento das 08h às 17h.

Na imunização dessas crianças, a SMS informa que será utilizada a vacina CoronaVac, e o esquema vacinal será com duas doses e intervalo de 28 dias entre elas, conforme aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A estimativa é de que 38.665 crianças estão aptas a se vacinar em Goiânia, sendo 19.304 com 03 anos e 19.381 com 04 anos.

“Os pais e responsáveis por nossos pequenos goianienses sempre demonstraram interesse e estão aderindo às vacinas da campanha como uma forma de prevenir a Covid-19. Essa ampliação é mais um grande passo na luta contra o coronavírus”, ressalta o prefeito Rogério Cruz.

O titular da SMS, Durval Pedroso, afirma que é importante que os pais ou responsáveis entendam o quanto essa vacina protege seus filhos. “Assim como as outras, essa vacina é eficaz, tem comprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, contamos com a compreensão de todos”, ressalta.

Durval destaca “a alegria de ver crianças no Centro Municipal de Vacinação (CMV) dando exemplo, além de entender a importância de se proteger”. “Ontem, por exemplo, tivemos o caso dos irmãos gêmeos Davi da Silva e Lucas da Silva, de apenas 03 anos, que foram imunizados e mesmo sem entender muito bem, demonstravam felicidade em se imunizar e nem choraram. Foram verdadeiros guerreirinhos”, pontua o secretário.

Para vacinar
No ato da vacinação, os responsáveis devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação da criança, um documento, e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

Vacinação das demais idades
A vacinação contra a Covid-19 prossegue para as demais idades. Pessoas com 40 anos ou mais, que tomaram o primeiro reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses, devem tomar um segundo reforço (4ª dose). Todas as pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses podem tomar uma dose de reforço.

Além das crianças de 03 e 04 anos, as unidades de saúde de Goiânia seguem aplicando a primeira dose da vacina em todas as pessoas com 05 anos ou mais, e a segunda dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da primeira aplicação.

Para quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Janssen
– Quem tem de 18 a 39 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses).
– Quem tem 40 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses).
– O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes.

Secretaria Municipal de Saúde (SM) – Prefeitura de Goiânia