A Prefeitura de Goiânia atende, nesta terça-feira (02/08), 60 bairros da capital com serviços de limpeza urbana. A ação integrante do cronograma diário da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) tem o objetivo de conter o volume de folhas secas depositadas em vias públicas de maior fluxo, em decorrência do período de estiagem.

Em função das mudanças climáticas, espécies como sete-copas, gameleira e jambo-do-pará são as mais atingidas. As folhas caídas de uma só árvore enchem até dez sacos de 100 litros em um dia. Logo, o serviço é classificado como essencial para o asseio, conservação da cidade e preservação da saúde pública.

A programação de hoje envolve 350 funcionários da Comurg e atende, entre outros bairros, o Jardim Goiás, Jardim América, Jardim Novo Mundo, Vila Pedroso, Vila Nova, Leste Universitário, Setor Sul, Setor Bueno e Vila Mutirão.

O trabalho consiste na varrição dos lineares de sarjeta dos dois lados das vias. O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que o ritmo do serviço depende do tipo de pavimentação, da existência ou não de calçadas, estacionamentos, circulação de pedestres e veículos.

Ainda, conforme o local, os serviços são diários ou executados três vezes por semana, nos períodos diurno e noturno. “Para contemplar toda a cidade, a companhia mantém as rotas de varrição, em um serviço que ganha reforço durante a seca, que segue uma programação planejada”, pontua Alisson Borges.

Outro fator que determina o mapeamento e estrutura do cronograma é a prioridade às regiões de maior circulação de pessoas nas vias, além da presença de árvores mais afetadas pela queda das folhas.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia