A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), escala 2 mil colaboradores para ações da 2ª etapa da Maratona da Limpeza em 78 bairros de diferentes regiões da cidade, neste sábado (30/04) e domingo (1º/05). Expectativa é recolher 6 mil toneladas de resíduos das vias públicas, e roçar 500 mil metros quadrados de áreas com mato alto, nos períodos diurno e noturno.

Ao todo, serão 700 bairros alcançados em 30 dias de maratona. Os setores receberão serviços de remoção de entulhos e galhadas, roçagem do mato alto, limpeza de lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), poda de grama e de árvores, destocamento de raízes, limpeza de mananciais, pintura de meio-fio, reforço no Cata-treco e remoção de bens inservíveis das calçadas.

De acordo com o presidente da Comurg, Alisson Borges, a Maratona da Limpeza chega na reta final com saldo positivo. A programação já beneficiou, aproximadamente, cerca de 400 bairros. As equipes já removeram mais de 23 mil toneladas de entulhos das vias públicas, mais de 4 mil objetos recicláveis pelo Cata-treco, e 50 mil toneladas de bens inservíveis das calçadas. “Iniciamos a Maratona no último dia 12, e estamos trabalhando com todo nosso efetivo, diuturnamente, para promover uma cidade mais limpa”, pontua.

Para o prefeito Rogério Cruz, a Maratona da Limpeza é a demonstração do esforço da prefeitura para manter a cidade limpa, e evitar incidência dos casos de dengue. “A limpeza das vias públicas é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida aos moradores”, afirma.

A maratona foi instituída após o período chuvoso, que ocasionou aumento do mato alto e entulhos nas vias. A previsão é concluir as atividades no próximo dia 12 de maio.

Bairros atendidos
A programação deste sábado (30/04) e domingo (01/05) inclui roçagem do mato alto nos setores: Cidade Jardim, Setor Sul, Campinas, Vila Irany, Setor dos Funcionários, Vila Abajá, Jardim Petrópolis, Jardim América, Setor Bueno, Americano do Brasil, Parque Atheneu, Jardim Mariliza, Parque Amazônia, Bairro Goiá, Novo Horizonte, Finsocial, Setor Oeste, Conjunto Vera Cruz, Jardim Colorado, Jardim Balneário Meia Ponte, Recanto do Bosque, Jardim Botânico, Cidade Jardim, Parque Oeste Industrial, Bairro Capuava, dentre outros.

Já a remoção de entulhos, galhadas e destocamento ocorrem nos setores: Bairro Goiá e Goiá II, Jardim Mariliza, Jardim Botânico, Residencial Olinda, Jardim Novo Mundo, Residencial Recanto dos Buritis, Vila Morais, Vale do Araguaia, Bairro Ipiranga, Bairro São Francisco, Residencial Santa Fé, Cidade Jardim, Cândida de Morais, Bairro Capuava, Vila João Vaz, Jardim América, Buena Vista, Residencial Três Maria, Parque Oeste, Residencial Itaipu, Jardim do Cerrado, Solange Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Colorado, Jardim das Rosas, Fonte Nova, Morada do Sol, Jardim das Rosas, e outros.

A força-tarefa da Comurg também faz a poda de árvores nos setores: Bueno, Coimbra, Castelo Branco, Bairro Floresta, Jardim Curitiba, Conjunto Vera Cruz, Jardim Petrópolis, Conjunto Itatiaia, Goiânia II, Perim, Progresso, Negrão de Lima, Bela Vista, Vila Santa Helena, Jardim Nova Esperança, Finsocial, Campinas, Aeroporto, Norte Ferroviário, Crimeia Leste, Centro-Oeste, Vila Mutirão, Marista, Pedro Ludovico e Balneário Meia Ponte.

Foto: Luciano Magalhães/Comurg

Legenda
Programação da 1ª Maratona da Limpeza beneficia 78 bairros de Goiânia, neste sábado (30/04) e domingo (1º/05), com serviços de remoção de entulhos, roçagem, poda de árvores e pintura de meio-fio, executados por servidores da Comurg: equipe já removeu 23 mil toneladas de entulhos das áreas públicas

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia