A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou, na manhã desta sexta-feira (09/09), o Projeto TEA – Escola Comum Inclusiva, para atendimento educacional especializado de crianças com autismo matriculadas na Rede Municipal de Ensino da capital.

O projeto tem como objetivo subsidiar as unidades educacionais com informações e orientações para o trabalho educacional com famílias e estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Na primeira ação, realizada no evento de lançamento, os coordenadores da articulação, os que compõem o chamado apoio técnico, professores das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), apoios bilíngues de surdos e equipes multidisciplinares, tiveram acesso aos vídeos que compõem o projeto, bem como a informações sobre capacitação das equipes internas da SME que apoiam o trabalho das unidades educacionais.

A cerimônia de lançamento contou com a palestra da psicóloga Diagna Meneghetti Fronza, integrante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), que falou sobre o TEA, os comportamentos mais globais que ajudam a identificar uma criança com autismo, e a importância do acolhimento e interação com as famílias.

Esta é a primeira vez que a gestão municipal promove esse tipo de ação especializada, realizada por meio da Gerência de Formação dos Profissionais da SME e a Gerência de Inclusão Diversidade e Cidadania, também da SME. A previsão é que a próxima ação seja realizada na semana que vem, diretamente com as famílias, para apresentação do projeto.

Os cursos de formação com a comunidade escolar estão previstos para acontecer durante o ano de 2023.

Fotos: Marina Amorim

Secretaria Municipal de Educação e Esporte ( SME) – Prefeitura de Goiânia