A Prefeitura de Goiânia lança, nesta quinta-feira (2/12), a pesquisa “Por Onde Você Anda?”, que tem como foco coletar dados a respeito da movimentação da população residente na capital, para subsidiar a elaboração do Plano de Mobilidade Goiânia. O PlanMob Gyn deverá ser apresentado no primeiro semestre de 2022. Realizada na sistemática das pesquisas origem-destino, ela foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Desenvolvimento em Transportes (LDT).

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, destaca que a política de mobilidade urbana é um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade e, em Goiânia, isso não é diferente. O planejamento urbano passa por oferecer à população bem-estar social e garantir que possa se deslocar com segurança e facilidade no seu dia-a-dia é um dos temas centrais. “Exemplo disso é que o Plano Diretor de Goiânia, principal legislação a respeito do planejamento da cidade, tem na mobilidade urbana como um dos seus eixos principais. E todo o desenvolvimento da cidade é realizado pensando no ir e vir da população, nas vias e no tráfego de veiculos”, observa.

Para o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, o levantamento realizado pela atual gestão é algo muito prático e dinâmico, porque, segundo ele, na forma tradicional, uma pesquisa origem e destino oneraria os cofres públicos e talvez os dados fossem aquém do esperado devido à pandemia e o momento que o país atravessa. “Vamos baratear o processo de coleta de dados, e a própria sociedade será partícipe informando os percursos mais utilizados da cidade para que possamos cumprir os dados do Plano de Mobilidade”. Mello destaca ainda que, poucas cidades no Brasil conseguiram desenvolver um plano de mobilidade. “Estamos fazendo parcerias com instituições federais e estaduais para que possamos usar ferramentas científicas na elaboração de corredores de ônibus, priorização dos mais frágeis, artérias da cidade”, explicou.

Pela primeira vez a coleta de dados será realizada de forma totalmente virtual, algo inédito no país. Para isso, os técnicos da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), desenvolveram um sistema pelo qual a população poderá, por meio do Aplicativo Prefeitura 24 horas e do portal www.goiania.go.gov.br responder ao questionário e colaborar no levantamento dos dados para o Plano de Mobilidade.

“Disponibilizar a pesquisa por meio da Internet, via web, e pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, é democratizar o acesso à gestão pública, aproximando a população das decisões”, destaca André Martins, secretário da Sictec.
A pesquisa conta com três partes de perguntas a serem preenchidas. A primeira é a de identificação do indivíduo, ainda tendo a possibilidade de responder de forma anônima. Já a segunda parte procura identificar a principal forma de locomoção de uma pessoa dentro do município. Por fim, é perguntado sobre os hábitos do cidadão em relação à pandemia e sua rotina diária.

Como responder a pesquisa
A pesquisa “Por Onde Você Anda?” pode ser realizada de duas formas: via web, por meio do portal da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br), ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.

Para responder a pesquisa em Web:

● Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: www.goiania.go.gov.br;
● Clique no ícone referente a Pesquisa de Mobilidade na página inicial;
● No hotsite, clique em “Participe”;
● Já com acesso a pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder a pesquisa no aplicativo:

● Acesse o app Prefeitura 24 horas;
● Clique em “Serviços” na tela inicial;
● Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;
● Responda a pesquisa até que ela seja finalizada.