A Prefeitura de Goiânia lançou, na manhã desta quinta-feira (22/09), a Central Digital de Controle do Trânsito, um conjunto de 12 ações que visa tornar tráfego na capital mais inteligente e tecnológico. A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, no 6º andar do Paço Municipal. A projeção do valor do investimento anual, com todas as ações, é da ordem de R$ 60 milhões.

“Objetivo não é multar, e sim garantir ordenamento seguro, fluidez e segurança no trânsito. Por isso, é importante a implantação e divulgação desses avanços em tecnologia, para que o cidadão conheça as facilidades de cada ação e seus desdobramentos”, frisa Horácio Mello.

Na prática, a Central Digital de Controle do Trânsito envolve um pacote com 12 ações prioritárias. Dentre elas, um sistema de monitoramento das vias com rastreamento de veículos furtados, velocidade média, fiscalização eletrônica, e contagem por tipo de carros.

“É determinação do prefeito Rogério Cruz transformar Goiânia em uma cidade inteligente. E a tecnologia aplicada em mobilidade é uma ferramenta importante, moderna e fundamental para alcançarmos resultados mais efetivos, que vão garantir fluidez e segurança no trânsito”, explica o titular da SMM.

Horácio Mello ressalta que esse tipo de monitoramento permite a tomada de decisões e implementação de ações mais assertivas para solucionar as demandas relacionadas ao trânsito e à mobilidade na capital. E adianta que algumas das ações citadas já estão em fase de licitação, enquanto outras serão lançadas nos próximos meses.

Entre as melhorias a serem implantadas, destaca-se a modernização do sistema semafórico de Goiânia, com o afinamento automático da sincronização (onda verde) nos sinais, e solução de problema histórico, as “quedas” dos sinaleiros por falta de energia (instalação de Nobreaks).

“Teremos uma manutenção mais rápida, com um software de controle a distância que mostra exatamente onde está o problema. Assim será possível fazer uma intervenção cirúrgica no semáforo com a falha”, exemplifica o secretário.

Ainda de acordo com Horácio, as tecnologias são complementares, por isso, o sistema é construído em etapas. “Neste ano, serão lançadas a digitalização da área azul, e o uso de drones para contagem de origem e destino e fiscalização”, anuncia.

“Todas essas melhorias integram o pacote de 12 ações prioritárias, algumas que se desdobram e que aliam tecnologia e mobilidade. Para 2023, projetamos a inteligência artificial nos semáforos, que é o avanço da onda verde”, assinala o titular da SMM.

Entenda as principais melhorias com a mobilidade inteligente

Videomonitoramento
Serão 180 câmeras 360° com conexão on-line, gravação 24h, alta resolução, imagens ao vivo com reconhecimento facial, contagem de veículos, nível de serviço de via, rastreamento de veículos, registro de acidentes e avanço de sinal.

Semáforos inteligentes
Serão 80 semáforos com inteligência artificial, resolução instantânea de conflitos e gestão de prioridades. Malhas de segurança, controle de fluxo, contador de veículos, sensor de movimentos e banco de dados.

Mapeamento por drone
Dados para planejamento, projeções sobre alterações viárias, registro de origem e destino veicular, cálculo da velocidade média das vias, relatórios sobre manchas de calor, dimensionamento dos congestionamentos e suas causas

Monitoramento semafórico
Alerta automático de interrupção ou defeito, afinamento automático da sincronização (onda verde), operação com uso de NoBreak nos principais pontos