O prefeito Rogério Cruz e o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, anunciaram, na manhã desta quinta-feira (02/02), o Calendário Cultural 2023. São 40 eventos e mais de 400 ações artísticas que integram a programação.

A solenidade foi realizada no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, no Jardim Goiás. Estão confirmadas atrações tradicionais, como Carnaval, Chorinho, Grande Arraial, Festival Goiânia em Cena, Canto de Ouro, FestCine e concertos da Orquestra. Há, ainda, espaço para os criados na atual gestão, como Tenda Cultural, Festival Goiânia Humor em Cena, Festival de Teatro Popular, Festival de Música e Riso e Goiânia Arte em Door.

Novidades também foram anunciadas. Palco Aberto, Semana da Cultura Hip Hop, Tributos na Estação, Goiânia Homenageia Grandes Nomes e Goiânia In Cosmos Festival são eventos inéditos programados para 2023.

O prefeito Rogério Cruz destaca a alegria em lançar o calendário na Casa de Vidro e relembra as atividades realizadas em 2022, que marcaram a retomada cultural pós-pandemia. “Este é o primeiro ano pós-pandemia em que todas as ações artísticas do município estão previstas para serem realizadas sem restrições”, observa.

“Nós temos muitos grandes e bons artistas, em Goiânia. No ano passado, realizamos projetos aqui na Casa de Vidro, com valores goianienses que não recebiam o devido reconhecimento, e passaram a ter destaque a partir das ações culturais do município”, pontua o prefeito.

Rogério Cruz reitera a importância de promover ações em todas as regiões do município, como forma de democratização e valorização. “Temos certeza de que os nossos artistas goianos e goianienses têm muito a oferecer. Toda a programação será gratuita, em vários lugares. O melhor de tudo é que a cultura vai até o cidadão”.

O secretário Zander Fábio afirma que o principal objetivo é democratizar a arte e a cultura, para que alcancem todos os cidadãos. “A população goianiense pode esperar muito entretenimento, gratuitamente. Teatro, cinema, música nos parques, nas praças, em todos os cantos e para todos os gostos”, enumera.

Secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, discursa em solenidade de lançamento do Calendário Cultural 2023 / Foto: Jackson Rodrigues

“Agradeço ao prefeito Rogério Cruz, que trabalhou junto à Câmara Municipal. Na figura do presidente Romário Policarpo, fica meu muito obrigado também a todos os 35 vereadores, que apresentaram emendas impositivas, para que ampliássemos em R$ 8 milhões recursos para produção de eventos e ações culturais no ano”, destaca o secretário.

A solenidade de apresentação do Calendário Cultural 2023, na Casa de Vidro, contou com apresentações de Wagner Sean (violino), palhaços, Grupo de Circo Asas de Picadeiro, Grupo Liga Pin UP GO, Escola de Samba LuaAlá e Trio de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

A Companhia de Teatro Novo Ato, localizada no bairro Crimeia Leste e fundada por Marília Ribeiro e Luiz Cláudio Irineu, é uma das atrações confirmadas do Festival Teatro Popular. “Temos apoio da Lei de Incentivo à Cultura e fizemos o melhor possível para sermos selecionados. É muito bom levar arte ao povo goianiense, gratuitamente. É um engajamento que beneficia toda a cidade”, diz Marília.

Marília Ribeiro e Luiz Cláudio Irineu, artistas da Companhia de Teatro Novo Ato / Foto: Jackson Rodrigues

As informações sobre o cronograma dos eventos culturais serão divulgadas no site da prefeitura, no endereço www.goiania.go.gov.br.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia