A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), lançou, nesta terça-feira (12/04), a 1ª Maratona da Limpeza. Objetivo é intensificar serviços em razão do período pós-chuva, que provoca maior acúmulo de resíduos e crescimento de mato. Força-tarefa pretende limpar toda cidade em tempo recorde de 30 dias.

São 2 mil servidores da Comurg que atuarão em cerca de 700 bairros, com todos os serviços de limpeza e remoção. Os trabalhos serão realizados nos períodos diurno e noturno, todos os dias da semana, com o auxílio de 360 máquinas e outros equipamentos.

A largada ocorreu de forma simultânea nos setores Parque Atheneu, Jardim Guanabara, Parque Anhanguera, Madre Germana, Conjunto Itatiaia, Residencial Porto Seguro, Jardim Atlântico, Vila Rezende, Jardim Planalto e Jardim América.

“É necessário expandir ações de limpeza após as chuvas, sobretudo quando há mais incidência de dengue. Os goianienses merecem todo nosso cuidado”, diz o prefeito Rogério Cruz.

“Em ritmo de maratona, vamos percorrer todas as regiões da cidade e reforçar os serviços de limpeza diários”, destaca Rogério Cruz, ao pontuar que uma cidade bem cuidada reflete diretamente na qualidade de vida da população.

“A prefeitura já trabalha todos os dias para manter a cidade limpa, mas lembra que o apoio da população é fundamental, principalmente na hora de fazer o descarte correto do lixo”, completa Rogério Cruz.

Presidente em exercício da Comurg, Alisson Borges abriu a Maratona da Limpeza em evento na Avenida T-63, no Jardim América. Dentre os serviços que serão executados pela Companhia, estão remoção de entulhos das vias públicas e calçadas, capina, limpeza de lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), poda de árvores e roçagem.

“Esperamos a participação e conscientização dos goianienses, para que os trabalhos ocorram de forma eficaz, sem que haja necessidade de outra maratona, mas sim, de manutenção e preservação dos trabalhos realizados”, pontua.

Segundo Alisson Borges, o projeto atende determinação do prefeito Rogério Cruz de deixar todas as vias públicas da cidade limpas em tempo recorde, e minimizar pontos de descarte irregular de entulhos com incidência de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Maratona
A Maratona da Limpeza envolve 2 mil servidores para executar os serviços de remoção de entulhos das vias públicas e calçadas; capina; roçagem do mato alto; limpeza de lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma); poda de árvore; poda de grama; limpeza de córregos; raspagem de terra; remoção de raízes; pintura de meio-fio; manutenção nos canteiros ajardinados; plantio de árvores e avenidas; revitalização e manutenção nas praças, além de uma programação especial para a coleta seletiva, Cata-Treco e instalação de mais quatro ecopontos provisórios, localizados nos setores Jardim América, Jardim Mariliza, Jaó e Água Branca.

A ação foi dividida em duas etapas, que beneficiam quatro regiões, simultaneamente: Leste, Oeste, Sul e Sudeste. A primeira etapa acontece no período de 12 a 25 de abril, e abrange 410 setores; a segunda etapa alcança 283 bairros, e ocorre entre os dias 26 e 11 de maio.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia