A Prefeitura de Goiânia intensifica trabalho de limpeza e manutenção dos espaços públicos para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingem a capital. As atividades emergenciais são executadas pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e envolvem remoção de entulhos, retirada de galhos caídos, limpeza de mananciais e poda de árvores preventiva e programada.

Até às 22h desta segunda-feira (28/11) foram registradas quedas de árvores e galhadas em 25 bairros. As equipes cortam os galhos caídos para desobstruir as vias e, em seguida, é feita a remoção.

Na região Central, o temporal derrubou árvores em vários pontos, como a Rua 3, Rua 70 com 55, Avenida Marginal Botafogo, Rua 19, Avenida Anhanguera, Rua 66 e nas proximidades do Parque Mutirama. Ocorrências também foram registradas nos setores Santa Genoveva, Sul, Leste Universitário e na região de Campinas.

Outros servidores prosseguem com a remoção de entulhos e lixo em áreas públicas de 20 bairros, nesta terça-feira (29/11). Atividade evita que os resíduos sejam levados pelas águas ocasionando bueiros entupidos, córregos alagados e outros transtornos públicos.

As ações preventivas também alcançam os córregos. A Comurg trabalha em todo trecho da Marginal Botafogo, no Córrego Capim Puba e na Marginal Cascavel, no Setor Coimbra. Segundo dados da Companhia, em um dia é removida até meia tonelada de resíduos dos leitos dos mananciais.

Em outros 10 setores, o órgão realiza a poda preventiva e programada de árvores. Já a folhagem e resíduos pequenos são rastelados e varridos em vias de setores como Conjunto Rivieira, Jardim Novo Mundo, Vera Cruz, Parque Amazonas, Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Vila Concórdia, setor União, Residencial Sonho Verde, Jardim Ana Lúcia, Jardim Colorado, Santa Helena, Parque Santa Cruz, Jardim da Luz, Parque das Laranjeiras e Jardim Marques de Abreu.

O presidente da pasta, Alisson Borges, destaca que nesse período chuvoso os agentes de limpeza estão atentos aos locais públicos que costumam sofrer com inundações e acúmulos de resíduos. “O trabalho preventivo reduz transtornos como inundações em pontos críticos”, frisa.

Para garantir mais agilidade aos serviços nesse período, a Comurg pede que a população informe sobre árvores doentes e caídas. Lotes baldios e acúmulo de resíduos também podem ser informados pelo App Prefeitura 24horas e pelo telefone 3524-8555, ou mensagem pelo WhatsApp 62 98596 8555.

Bairros beneficiados com remoção de entulhos:
Vila Santana, Sudoeste, São Marcos, Buena Vista, Vila Rosa, Residencial Gardênia, Parque Amazonas, Baliza, Jardim América, Parque Atheneu, Jardim Mariliza, Vila Boa, Recanto do Bosque, Goiânia II, Vila Mutirão, Jardim Liberdade, São Judas, Privê Norte, Conjunto Itatiaia e São Judas.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia