Prefeitura de Goiânia instala pet places nas praças do Ipê e Novo Horizonte, e amplia para 14 o número de playgrounds para animais de estimação em espaços públicos do município
Última atualização em 16 março 2022 às 10h44
Espaços, que se tornaram tendência durante isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, são projetados para animais de pequeno, médio e grande portes. “Pensamos nas necessidades dos pets, que, na maioria do tempo, durante a pandemia, ficaram confinados em suas casas ou apartamentos. Vimos que a ideia deu certo, por isso vamos aumentar o número de instalações desses espaços, em Goiânia", garante prefeito Rogério Cruz

A Prefeitura de Goiânia instalou mais dois pet places na cidade: um na praça do Ipê, no Setor Bueno; e outro na praça do Setor Novo Horizonte, e ampliou para 14 o número de espaços para animais de estimação em locais públicos da capital. A estrutura, composta por quatro aparelhos para atividades físicas e recreativas dos pets, se tornou tendência durante o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. A instalação é feita pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
“Pensamos nas necessidades dos pets, que, na maioria do tempo, durante a pandemia, ficaram confinados em suas casas ou apartamentos. Vimos que a ideia deu certo, por isso, vamos aumentar o número de instalações desses espaços, em Goiânia”, garante o prefeito Rogério Cruz.
Conhecidos como playgrounds dos animais, os pet places são projetados para bichos de estimação de pequeno, médio e grande portes. A estrutura tem cerca de 45 metros lineares, com alambrado de um metro de altura, revestido com tela de arame, e quatro aparelhos de percurso direcionados para deslocamento, mobilidade e exercícios de agilidade, com capacidade para abrigar seis animais e seus donos, simultaneamente.
Aparelhos
Cada pet place é constituído por quatro aparelhos, que proporcionam entretenimento, liberdade de movimento e segurança na prática de exercícios e na convivência entre os animais e seus donos. Os aparelhos são: arco de pneu sustentado por balizas; barra vertical que simula obstáculos; túnel de aproximadamente cinco metros; construído com manilha de concreto; e rampa de madeira com degraus para exercícios de fortalecimento muscular.
O vice-presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que os aparelhos de salto em pneu, rampa e baliza são confeccionados pelo departamento de serralheria e marcenaria do órgão. Já os túneis de manilhas são cedidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Locais contemplados
- Praça da Avenida T-52, setor Bueno
- Praça do Triângulo, Alto da Glória
- Praças do Sol, setor Oeste
- Praça das Artes, Jd. Goiás
- Praça dos Namorados, Pq. das Laranjeiras
- Praça Santa Terezinha, Vila João Vaz
- Praça Faiçalville, setor Faiçalville
- Praça Tamanduá, Vila Nova
- Praça do Colégio, Parque Atheneu
- Rua P-19, setor dos Funcionários
- Praça Tarsila do Amaral, Jd. Abaporu
- Praça 1° de Fevereiro, Vila Pedroso
- Praça do Ipê
- Praça do Setor Novo Horizonte
Foto: Luciano Magalhães
Legenda:
Prefeitura de Goiânia instala pet places nas praças do Ipê e Novo Horizonte: espaço, composto por arco de pneu, túnel, rampa e baliza, é apropriado para que o animal brinque, gaste energia, faça atividades físicas, diminua o estresse e a ansiedade
Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia