A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), instalou, ao longo desta semana, 10 novas floreiras na Avenida República do Líbano, no Setor Oeste. As bacias de cimento para plantio de flores foram colocadas entre as palmeiras do canteiro central, no trecho compreendido entre a Praça Piricota e a Avenida A.

“Além de ser a cidade mais arborizada do Brasil, queremos fazer de Goiânia também uma das mais floridas. Em 2023, já plantamos 116 mil mudas ornamentais no Projeto Flores”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges.

As floreiras têm dimensão de 1,20 metro de largura e 80 centímetros de altura, e foram construídas no Viveiro Redenção, um dos quatro mantidos pela Comurg.

“Acreditamos que o cultivo nas bacias exige menos manutenção de despraguejamento”, afirma o diretor de Obras e Urbanismo da Companhia, Edimar Ferreira. Caso a expectativa se confirme e a experiência seja bem sucedida, outros canteiros e praças de Goiânia poderão ganhar floreiras em breve.

“O custo de produção dessas bacias é bem baixo. Devido à altura, elas protegem as flores de cães curiosos. Além disso, embelezam ainda mais a paisagem urbana”, pontua Edimar. A espécie plantada nas bacias da Avenida República do Líbano foi a zínia amarela, uma planta florífera bastante resistente e de fácil germinação.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia