A Prefeitura de Goiânia vai instalar 10 ecofiltros nesta quinta-feira (12/05), no Parque Areião. A estrutura é fabricada na Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), de forma personalizada para cada bueiro, e funciona como cesto coletor para resíduos sólidos. Ele evita a poluição de lagos e nascentes dos parques com lixo que é arrastado pela enxurrada, e viabiliza a captação apenas da água das chuvas pelas galerias pluviais.

“Nosso objetivo é ampliar essa iniciativa por toda a cidade, a começar com os arredores dos nossos parques, e preservando dessa forma as nossas nascentes, lagos e rios. Mas é importante frisarmos que o cuidado deve partir da população, não descartando os resíduos de forma incorreta”, ressalta o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Os ecofiltros são construídos com chapas de metal reciclado, o que reduz custos com a produção das unidades. De acordo com Luan Alves, presidente da Amma, a expectativa da Prefeitura de Goiânia é instalar ecofiltros em todos os bueiros próximos ao Parque Areião e, posteriormente, repetir o processo nos parques da capital.

“É uma rede de proteção, que serve como filtro e separa os resíduos sólidos da água, impedindo que o lixo seja levado pela chuva até os cursos de água que existem nos parques”, explica Luan.

“Realizamos manutenções frequentes nos ecofiltros já instalados no parque e retiramos, em média, mais de 30 quilos de resíduos em cada limpeza. Nossa meta é tornar os sistemas de drenagem das áreas verdes da cidade mais eficientes, além de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências dos resíduos descartados de forma irregular”, completa o presidente.

A instalação das dez unidades acontecerá nesta quinta-feira (12/05), a partir das 08h. Os servidores da Amma já testaram previamente o encaixe das estruturas, bem como realizaram a manutenção dos ecofiltros que já existem no parque.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) – Prefeitura de Goiânia