Prefeitura de Goiânia inicia segunda edição do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), estudo realizado pelo Ministério da Economia
Última atualização em 15 junho 2022 às 19h06
Índice de 2021 apontou Goiânia como a cidade mais competitiva do Centro-Oeste brasileiro. Resultado obtido pela capital no ano passado, de 474,5 pontos, foi superior à média nacional

Goiânia iniciou, nesta quarta-feira (15/06), a segunda edição do estudo do Índice de Concorrência dos Municípios, coordenado pelo Ministério da Economia. O ICM possibilitará uma avaliação sistemática, contínua e estruturada do ambiente de negócios dos municípios brasileiros, e possibilita o desenvolvimento de estudos e programas relacionados à disseminação de boas práticas e melhoria regulatória e concorrencial.
O Índice de Concorrência dos Municípios contém aproximadamente 453 questões e foi dividido em três eixos que avaliarão os entraves e as facilidades de acesso ao mercado local, condições de competição com instituições já estabelecidas, e a qualidade do ordenamento jurídico vigente.
A partir de agora, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento e economia Criativa (Sedec), Tiago Zancope e Amanda Nunes Carneiro, terão 60 dias para coletar as informações municipais e repassar esses dados para o Ministério da Economia. Eles destacam que pretende-se manter a cidade de Goiânia como uma das mais competitivas da região, sobretudo, por conta da aprovação do Novo Código Tributário e Plano Diretor.
“Do mesmo jeito que fizemos no ano passado, nós iremos ter o máximo de cuidado possível para coletar todas as informações necessárias e, com isso, conseguir manter a nota de Goiânia como a melhor cidade do Centro-Oeste. Temos certeza que estamos prontos para esse desafio”, afirma Tiago Zancope.
No Eixo I serão abordadas questões como abertura de negócios, alvarás de funcionamento, infraestrutura local, zoneamento urbano entre outros. Já no Eixo II abrange a Lei de Liberdade Econômica, aspectos regulatórios da produtividade e de serviços públicos e a concorrência em serviços públicos. E no Eixo III serão avaliadas boas práticas jurídicas e a equidade de tratamento entre os regulados, garantindo parâmetros iguais para competição entre os atores.
Segundo dados do índice de Concorrência dos Municípios (ICM), avaliado pelo Ministério da Economia, em 2021, a cidade de Goiânia ficou empatada com a média nacional na avaliação do ambiente de negócio dos municípios brasileiros. Indicador da capital, de 465,0, enquanto à média nacional que ficou em 466,8 pontos.
Secretaria de Desenvolvimento e economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia