A Prefeitura de Goiânia inicia, nesta quarta-feira (16/11), o processo de renovação de matrículas para 2023 para estudantes veteranos da Rede Municipal de Ensino. O processo deverá ser realizado de forma presencial nas próprias unidades educacionais onde as crianças e os estudantes já estão matriculados.

Para a renovação de matrícula, pais e responsáveis legais devem, obrigatoriamente, apresentar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Cartão de Vacinação atualizado dos estudantes. A renovação de matrículas deverá ser realizada até o dia 30 de novembro.

As famílias que têm a intenção de transferir os estudantes entre unidades da própria Rede Municipal de Ensino, devem aguardar até o dia 23 de dezembro para realizar, via internet, por meio do portal sme.goiania.go.gov.br, no ícone E-Matrícula, o procedimento de transferência.

Cadastro Antecipado
O cronograma de matrículas para 2023 prevê, ainda, o início do Cadastro Antecipado para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) para o dia 05 de dezembro. Nesta fase, os pais e responsáveis devem cadastrar informações pessoais das crianças no sistema da Prefeitura de Goiânia.

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, explica que o Cadastro Antecipado visa facilitar os requerimentos de matrículas e dar celeridade ao processo.

“O processo de matrículas para novos estudantes é totalmente digital, e garante vagas para grupos prioritários, que incluem beneficiários de programas sociais e filhos de mães trabalhadoras, e para o público em geral”, destaca Bessa.

Ampliação de vagas
Após o cadastro antecipado de dezembro e a fase de validação das informações inseridas no sistema, pais e responsáveis devem solicitar as vagas a partir de janeiro de 2023. Para escolas, a efetivação das matrículas de novos estudantes ocorrerá a partir do dia 05 de janeiro. Para Cmeis e CEIs, a solicitação de vagas deverá ser realizada a partir do dia 12 de janeiro.

O titular da SME destaca, ainda, que para 2023, a novidade é que a administração do prefeito Rogério Cruz trabalha na ampliação de vagas para a Educação Infantil.

“Milhares de vagas serão criadas para o próximo ano letivo. A medida vai garantir que famílias que até então aguardavam na fila de espera por uma vaga, tenham possibilidade de atendimento a partir de janeiro”, ressalta Bessa.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia