Depois de estudos e procedimentos de vistoria, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) começou a reconstruir a ponte da Avenida Acary Passos, que cedeu semanas atrás em função das fortes chuvas. A ponte fica no Residencial Vale do Araguaia. Os técnicos da Prefeitura de Goiânia decidiram que o mais seguro seria reconstruí-la. A previsão é de que seja concluída em até 90 dias úteis.

“Vamos fazer o que chamamos de um “bueiro celular”, que são peças moldadas in loco ou pré-moldadas que abrangem estruturas de concreto armado. Trata-se de um projeto mais econômico, só que com a mesma viabilidade, segurança e mais facilidade de execução”, explica o secretário de Infraestrutura de Goiânia, o engenheiro Everton Schmaltz.

Como primeiro passo, a Seinfra iniciou essa semana a limpeza do local, o deslocamento de material e a retirada das peças da ponte antiga. Em seguida, a prefeitura vai fazer o desvio provisório para os veículos, bem ao lado da estrutura. Já com as máquinas mais pesadas, começa o enrocamento de pedra para proteção do rio e a escavação para instalação dos bueiros de três metros por três metros, por onde o rio vai passar em seu novo percurso.

As próximas etapas são o aterro de 1,5 metro, a execução das novas peças da ponte, a pavimentação asfáltica para as duas faixas de cada lado, além da construção de calçadas, mureta de proteção e sinalização.

Na obra desta nova ponte de 25 metros de extensão, serão utilizadas duas escavadeiras, oito caminhões, uma retroescavadeira, um caminhão pipa e haverá cerca de 20 servidores envolvidos.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia

reconstrução

Seinfra

Cidadão

Empresa

Servidor

Turista